Voz da sociedade

sexta-feira, 14 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A VOZ DA SERRA vem noticiando com frequência a apreensão de jovens pela Polícia Militar em envolvimentos com o tráfico de drogas em Nova Friburgo. Complexa, a situação dos menores envolve um trabalho efetivo do Conselho Tutelar para minimizar esta perigosa atividade. Dispostos a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, seus membros têm pela frente uma complexa tarefa que envolve diversos aspectos psicossociais onde se incluem, além das drogas, o sexo, a violência e a família.

NUMA SOCIEDADE como a friburguense, onde a juventude protegida pelos Direitos da Criança e do Adolescente ultrapassa com folga a casa dos 50 mil cidadãos, a missão deve vir acompanhada da disponibilidade dos organismos públicos em complementar as ações do Conselho Tutelar e, principalmente, contando com o imprescindível apoio da sociedade.

ASSIM como o CMDCA, os demais conselhos implantados em Nova Friburgo realizam tarefas que hoje se inserem nas políticas públicas governamentais e participam ativamente em parceria com o governo municipal e frequentemente com o governo federal. São os olhos da sociedade em assuntos que dizem respeito a todos os cidadãos, indistintamente.

A CADA DIA OS CONSELHOS vêm ganhando importância na definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação nos municípios. Constitucionalmente constituídos, colaboram com a melhoria da democracia, decidindo prioridades para as cidades, exercitando da melhor maneira a cidadania. Porém, do ideal participativo à prática de seu pleno funcionamento existe uma distância considerável.

A IMPORTÂNCIA DESSES ORGANISMOS está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população que não se esgota na eleição de chefes do Executivo e de membros do Legislativo. Cabe aos conselhos, também, atuar na fiscalização dos gastos das verbas públicas destinadas aos municípios, quer pela União Federal, quer pelos Estados, e ainda dos próprios orçamentos municipais.

GOVERNOS ANTERIORES trataram de demonstrar o seu comprometimento com as causas sociais, estimulando a implantação dos conselhos, praticando a doutrina da livre manifestação, colocando lado a lado governo e sociedade. E hoje são apoiados oficialmente, em clima democrático e civilizado.

MUITOS BENEFÍCIOS podem ser obtidos através da participação popular e os conselhos são essa saída, devendo continuar se integrando a outras políticas públicas de Nova Friburgo. É o princípio da participação que está consolidado na cidade e deve continuar prestigiado por todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Polícia Militar | Jovens | tráfico de drogas
Publicidade