Visitas a exposição permanente na Alerj podem ser agendadas

“Palácio Tiradentes: lugar de memória do Parlamento Brasileiro”
terça-feira, 05 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
O palácio, inaugurado em 1926, proporciona visitações guiadas por estagiários da Uerj (Reprodução)
O palácio, inaugurado em 1926, proporciona visitações guiadas por estagiários da Uerj (Reprodução)

A exposição permanente “Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro” está aberta ao público desde dezembro de 1998. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), espaço público e cenário de decisões políticas do nosso passado e presente, hoje está inserida no corredor cultural do Rio de Janeiro. O Palácio Tiradentes, desde então, abriu suas portas a todos que desejam saber um pouco mais sobre a história do país.

A arquitetura do Palácio Tiradentes — inaugurado em 1926 — destaca-se por mesclar estilos franceses e neoclássicos, pelos afrescos e esculturas presentes no prédio. Vale a pena visitar o plenário, com sua cúpula composta de vitrais, o piso em mosaico do palácio — uma criação artesanal —, o salão nobre, a biblioteca, a sala das comissões, a escadaria que dá acesso ao salão nobre e, finalmente, a exposição fotográfica, que aponta os principais fatos da história política brasileira e também do Parlamento Fluminense.

A partir de setembro de 2001, após assinatura de convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), estagiários dos cursos de história e ciências sociais passaram a guiar visitas à exposição de escolas públicas e particulares, grupos da terceira idade e visitantes em geral, inclusive em inglês, francês e espanhol.
A exposição é aberta ao público em geral. Entrada franca.

AGENDAMENTO DAS VISITAS
 
ESCOLAS PÚBLICAS

1 - Ligar de segunda a sexta, das 10h às 17h, para os telefones (21) 2588-1251 ou 2588-1393 e combinar dia e hora da visita;

2 - Enviar ofício para confirmar a visita, até cinco dias úteis após o agendamento, pelo fax (21) 2588-1393 ou por e-mail (exposicaoalerj@gmail.com) que, neste caso, deverá ser escaneado e anexado. A visita será confirmada somente após o recebimento do ofício. 

3 - Será disponibilizado pela Alerj um ônibus com 45 lugares para transportar os alunos e professores. A unidade escolar deverá reservar quatro desses lugares para professores ou responsáveis;

4 - Todos os alunos e professores de escolas públicas receberão um lanche durante a visita.

A visita de escolas públicas é fotografada por um profissional da Subdiretoria Geral de Comunicação e Cultura da Alerj, com o objetivo de confeccionar um boletim informativo que é encaminhado posteriormente às escolas, já com a foto da turma que fez a visita.

ESCOLAS PARTICULARES

1 - Ligar para (21) 2588-1251 e combinar dia e horário;

2 - Enviar ofício para confirmar a visita, em até cinco dias úteis após o agendamento, por meio de fax (21) 2588-1393 ou por e-mail (exposicaoalerj@gmail.com). 

DEMAIS ENTIDADES

O projeto estende-se a grupos de terceira idade e programas ou projetos vinculados aos governos municipal, estadual e federal. O procedimento para o agendamento de visitas é o mesmo das escolas.

O Palácio Tiradentes fica situado na Rua Primeiro de Março s/n, Praça 15, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Mais informações e marcações de visitas em grupo pelo telefone (21) 2588-1251 ou 2588-1393. 

O funcionamento do Palácio Tiradentes é de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos e feriados, das 12h às 17h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ALERJ | visita guiada | história | memória | corredor cultural | Rio de Janeiro | UERJ
Publicidade