Virgilio Laginestra: uma trajetória de grandes investimentos para a cidade

Virgilio Laginestra, conhecido como Binha, nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de novembro de 1911
sábado, 30 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A via que homenageia Binha situa-se no Parque Maria Teresa, em Riograndina (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
A via que homenageia Binha situa-se no Parque Maria Teresa, em Riograndina (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

A Rua Virgilio Laginestra fica localizada no Parque Maria Teresa, distrito de Riograndina, e recebe este nome como uma singela homenagem a uma grande figura, que fez história em Nova Friburgo. Virgilio Laginestra, conhecido como Binha, nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de novembro de 1911. Filho de Donato e Deolinda Laginestra, teve o primeiro contato com Nova Friburgo em 1923. Sua irmã mais velha, Leonor Laginestra, recém-casada se mudou para a cidade, em busca de um clima mais ameno recomendado para a recuperação da saúde de seu marido, Odílio Quintaes. Sua mãe, Deolinda, e outros quatro irmãos visitavam frequentemente a cidade. Dante Laginestra, um dos irmãos, conheceu Maria Duque Estrada, de tradicional família local, com quem se casou e também passou a residir definitivamente na serra. Em 1943, após anos de visita aos irmãos como veranista, Binha então se muda para Friburgo. Casou-se dois anos depois com Lizia Aor, filha de um dos funcionários da Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo e o grande responsável pela expansão da rede elétrica do município, Thadeu Aor. Em 1946, nasce Leonardo Laginestra, o único filho do casal.

Virgilio Laginestra foi gerente do Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais e posteriormente assumiu a Delegacia Regional de Censura e Diversões Públicas, onde trabalhou até a sua aposentadoria. Apaixonado por esporte, principalmente futebol, foi presidente e técnico do Friburgo Futebol Clube e da seleção friburguense, sendo campeão municipal e estadual em inúmeras ocasiões. 

Binha foi o técnico da seleção friburguense quando em 16 de maio de 1954, no estádio Eduardo Guinle, comemorando os 138 anos da cidade, venceu a seleção brasileira que se preparava na cidade para a Copa do Mundo daquele ano e onde jogava Nilton Santos, Djalma Santos e Didi. O jogo marcou a história não apenas do futebol local como também de Nova Friburgo. Binha também era grande torcedor do Flamengo, e foi presidente de honra da torcida Flaburguense. 

Democrata convicto, Virgilio Laginestra envolveu-se fortemente na política. Pelo PSD atuou como fiscal junto à Justiça Eleitoral, desde a fundação do partido em 1945 até sua extinção pelo governo militar em 1956, a quem nunca apoiou.

Homem de intensa atividade social, foi sócio e diretor do Clube de Xadrez e fundador e vice-presidente do  Nova  Friburgo  Country Clube. Tinha grande interesse pela cultura, que considerava vital para o desenvolvimento da cidade e do país, e colaborou com o Departamento Municipal de Cultura. Já no fim da vida, gravou um depoimento para o Pró-Memória da Prefeitura, quando fez questão de enfatizar seu grande amor por Nova Friburgo. 

Binha faleceu em 21 de julho de 1978, aos 67 anos.

Foto da galeria
A via que homenageia Binha situa-se no Parque Maria Teresa, em Riograndina (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Rua Virgilio Laginestra | Ruas de Nova Friburgo
Publicidade