Vinte anos depois, área volta a ser desmatada em Debossan

Loteamento seria construído no local. Em 1994, Ibama já havia embargado obras
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O desmatamento (Fotos do Ibama NF)
O desmatamento (Fotos do Ibama NF)

Uma área com dois hectares, que estava coberta por vegetação da Mata Atlântica em estágio avançado de regeneração, voltou a ser desmatada para a construção de um loteamento em Debossan, no distrito de Mury, em Nova Friburgo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 27, pelo Ibama, que embargou a obra novamente.

Após uma denúncia, fiscais foram ao local, na estrada para o Camping Clube, e constataram que o proprietário usou um trator para abrir o terreno numa área de preservação permanente. Destruiu a plantas nativas e em extinção, como palmito juçara, afetando nascentes e afastando animais, como a araponga, típica de vegetações fechadas.

“Promoveram uma intensa movimentação de terra desestabilizando encostas, que com as chuvas, podem provocar deslizamentos e mais destruição”, disse o presidente do Ibama local, Mauro Zurita.

De acordo com moradores, alguns lotes já haviam até sido vendidos. Em 1994, o proprietário já havia sido multado após ter a área embargada por fiscais do Ibama. Desde então, ele vem recorrendo e, inclusive, consta com nome na Dívida Ativa da União. Agora, ele será novamente multado e deverá promover a reparação do dano ambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade