Às vésperas do aniversário de morte de Getúlio, estátua continua sumida

Após ação de vândalos, peça foi removida da praça pela Prefeitura no fim do ano passado para ser restaurada e a promessa era voltar em uma semana
segunda-feira, 24 de julho de 2017
por Dayane Emrich
No local, há apenas o pedestal de mármore. Estátua foi retirada há quase sete meses (Foto: Henrique Pinheiro)
No local, há apenas o pedestal de mármore. Estátua foi retirada há quase sete meses (Foto: Henrique Pinheiro)

Às vésperas do aniversário de morte de Getúlio Vargas,  no próximo dia 24 de agosto, o monumento em homenagem ao ex-presidente e uma das principais figuras políticas brasileiras, continua sem a sua estátua de bronze. A peça foi removida da praça por funcionários da prefeitura, no dia 31 de dezembro passado, após ter sido parcialmente destruída pela ação de vândalos.

Na época, a peça teve a cabeça danificada depois de uma queda de mais de três metros de altura do pedestal de mármore onde se localizava. Em matéria divulgada por A VOZ DA SERRA em janeiro deste ano, o historiador e arquiteto Luiz Fernando Folly, da Fundação Dom João VI, explicou: “A estátua tem como ser restaurada. Vamos analisar o nível dos estragos e qual será a medida ideal para reparar os danos. A intenção é encontrar a melhor solução para que o monumento volte para a praça da forma mais rápida possível”.

No entanto, apesar de a prefeitura ter afirmado que a obra retornaria ao seu local de origem dentro de uma semana, já se passaram quase sete meses e a estátua ainda não foi recolocada na Praça Getúlio Vargas. A equipe de reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber os motivos da demora e a previsão para o retorno do monumento, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Sobre o monumento

O monumento de Getúlio Vargas foi inaugurado em 19 de abril de 1955, mesmo dia em que Getúlio completaria mais um ano de vida. A escultura de bronze possui 1,70m de altura e fica apoiada em um pedestal de mármore, onde estão afixadas quatro placas, também de bronze. Uma delas trata do oferecimento da estátua ao povo; as outras contêm o bilhete de Vargas escrito momentos antes do suicídio; o nome dos integrantes da comissão que levou o eleito a iniciativa; e a carta testamento. A cerimônia de inauguração contou com grande participação popular, a presença de autoridades e da Banda Euterpe Friburguense.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade