Vereadores prós e contra a CPI da Saúde explicam suas posições

Na última terça-feira, foi atingido o número de assinaturas necessário para instauração de comissão de inquérito
sexta-feira, 17 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Cigano e Abriramia explicam suas visões (A Voz da Serra)
Cigano e Abriramia explicam suas visões (A Voz da Serra)

Vereador Cigano assina proposta de CPI

Confirmando a tendência expressa na coluna do Massimo de sexta-feira, 17, o vereador Grimaldino Narcizo, popularmente conhecido pelo apelido de Cigano, foi o oitavo parlamentar a assinar a proposta de uma CPI para investigar a gestão municipal da saúde pública. Cigano já havia expressado publicamente seu apoio a qualquer iniciativa de cunho fiscalizatório por parte dos vereadores, e também o entendimento de que essas mesmas iniciativas podem ser benéficas aos administradores, sempre que servirem para comprovar que não nenhum procedimento ilícito foi adotado. A assinatura do parlamentar, contudo, foi adiada até a tarde de quinta-feira como forma de dar um voto de confiança à Comissão Especial de Investigação, e também para que ele próprio tivesse tempo de visitar todas as unidades de Saúde do município, comprovando as denúncias que compõem a proposta.

“Seja qual for o governo, em primeiro lugar ele precisa ter transparência. Estou em meu terceiro mandato e fui líder de governo de uma administração que era a favor da transparência, de que nós votássemos a favor de todos os requerimentos de informação. Era a orientação oficial. Inclusive o nosso prefeito Rogério Cabral participou desse governo junto comigo. Eu era do governo e votei sempre a favor de requerimentos de informação, de CPI... Porque se o governo não tem nada a esconder, então lá no fim a CPI vai até ajudar o governo. Não sei por que ter medo de CPI. Assinei a proposta no fim do ano passado, e desde então as coisas não mudaram. Recebo inúmeras demandas no meu gabinete de reclamações ligadas à Saúde. É hora de ver o que está acontecendo, se é falta de gestão ou qualquer outra coisa. É preciso, sim, que haja uma investigação mais profunda para ver onde é que estão os erros. Não tem ninguém apontando que está havendo roubo. Mas é preciso que seja feita a investigação, e eu a apoiaria mesmo se fizesse parte da base governista, porque acredito que ela pode ser positiva para o governo, no fim das contas”, afirmou Cigano em entrevista recente para A VOZ DA SERRA.

Abi-Ramia explica por que não vai assinar proposta

Diante das recentes e inesperadas adesões à proposta de CPI na Saúde, o vereador Renato Abi-Ramia — presidente da respectiva comissão permanente da Casa e signatário da mesma proposta em dezembro de 2014, quando foi apresentada pela primeira vez — vem sendo questionado a respeito de seu posicionamento diante da questão. A resposta a tais questionamentos foi dada na noite de quinta-feira, 16, em forma de um vídeo postado em sua página numa rede social.

Durante a gravação o vereador reafirma considerar que a Saúde está um caos, mas reconhece não ter tido tempo suficiente para avaliar com maior profundidade a proposta em dezembro, quando a assinou. Renato diz ainda que não encontrou fato determinado, e que não se pode confundir a impopularidade dos governantes com a existência de motivos para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: CPI | saúde | Nova Friburgo
Publicidade