Vereador afirma ter sofrido ameaças pelo WhatsApp

Denúncia foi registrada e está sendo investigada pela 151ª DP
terça-feira, 25 de abril de 2017
por Márcio Madeira
Vereador afirma ter sofrido ameaças pelo WhatsApp

O vereador Sérgio Louback convocou a imprensa para uma reunião na Câmara Municipal na tarde desta terça-feira, 25, a fim de dar publicidade ao que vem classificando - com o respaldo de Marcelo Braga, delegado titular da 151ª Delegacia Policial - como um caso de ameaças recebidas por um dos administradores de um grupo de WhatsApp.

De acordo com Sérgio, ele teria sido adicionado ao grupo Plantão de Política no sábado, e saído logo em seguida. Após ser adicionado mais uma vez no domingo, o vereador alega que voltou a se retirar do grupo mais uma vez. Em seguida, na segunda-feira, um dos administradores do grupo teria enviado mensagens em tom intimidatório a partir de seu número pessoal ao vereador. Uma vez que as mensagens faziam referências à atuação parlamentar, Louback entendeu que se tratava de uma agressão à Câmara Municipal como um todo, e comunicou o caso ao presidente Alexandre Cruz, que disponibilizou a Procuradoria da Casa. Desta forma, o vereador teve a companhia do procurador Rodrigo Ascoly durante o registro do termo circunstanciado. Por fim, na manhã de terça-feira, 25, Sérgio afirma ter recebido uma gravação em áudio, enviada pela mesma pessoa. No arquivo, disponibilizado à imprensa, o interlocutor nega ter feito ameaças, mas demonstra saber onde o vereador mora, afirma conhecer seu irmão, e sugere ter meios para direcionar a opinião pública em torno do episódio por fazer parte de 108 grupos, e alcançar um total de 29 mil pessoas.

Ao término de seu relato à imprensa, o vereador manifestou sua decepção em relação a três de seus companheiros de plenário, descritos como administradores do mesmo grupo. “Estou muito triste e decepcionado com os administradores deste grupo, em especial meus colegas de plenário. Na posição deles, já teria me manifestado de forma contrária a este tipo de abuso. Criticar ou discordar é algo que faz parte do jogo democrático, mas ameaçar é algo completamente diferente. A partir de agora minha postura vai mudar aqui na Câmara. Serei apenas profissional, não penso mais em fazer amizades aqui dentro", desabafou.

Louback também reiterou seu apoio à imprensa constituída, mesmo quando esta reserva críticas fundamentadas à atuação política. “A imprensa tem um papel muito importante na sociedade. Vimos há poucos dias o caso de um casal que escapou por pouco de ser linchado aqui pertinho, em Araruama, após terem sido acusados injustamente, num grupo de WhatsApp, de estarem aliciando jovens. Isso é um absurdo.”

O vereador afirmou que não tomará nenhuma medida formal em relação aos vereadores que administram o grupo de WhatsApp, mas assegurou que irá manifestar-se a respeito na tribuna, durante a hora livre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Câmara Municipal de Nova Friburgo
Publicidade