Vendas no Dia dos Namorados caíram quase 10% no país

Movimento do comércio teve a 4ª retração seguida, embora queda tenha sido menor em relação a 2016
quinta-feira, 15 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O índice de vendas ano após ano (Fonte: CNDL/SPC Brasil)
O índice de vendas ano após ano (Fonte: CNDL/SPC Brasil)

As vendas parceladas no Dia dos Namorados deste ano caíram -9,61% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Desde 2011 o ritmo do comércio para a data vem desacelerando, sendo que nos últimos quatro anos as vendas registram resultado negativo. Em ano anteriores, as variações foram de -15,23% (2016), -7,82% (2015), -8,63% (2014), +7,72% (2013), +9,08% (2012), +10,80% (2011) e +7,23% (2010).

O resultado demonstra que a aguardada recuperação das vendas no varejo deverá ser, novamente, adiada. “Embora os juros estejam diminuindo e a inflação em patamar abaixo da meta, o comércio só deverá sentir os efeitos positivos do fim da recessão quando a recuperação econômica se refletir em aumento da renda e da empregabilidade, o que ainda não aconteceu”, ponderou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Na avaliação dos especialistas, ainda que o resultado seja negativo e venha de uma sequência de quatro anos seguidos de retração, a queda em 2017 foi menos intensa do que no ano passado, o que pode indicar um rumo menos pessimista para o varejo nas próximas datas comemorativas.

Segundo o presidente da Confederação Nacional, Honório Pinheiro, o comprometimento da renda e a menor oferta de crédito forçaram o brasileiro a comprar presentes à vista. “Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista”, explicou.

Pesquisa das duas entidades já apontava que o pagamento em dinheiro seria utilizado por 69% dos compradores, com ticket médio de R$ 124: roupas (30%), perfumes e cosméticos  (18%), calçados (11%), acessórios como cinto, óculos e bolsas (9%), flores (7%), chocolates (5%), jantares (4%) e smartphones (3%) lideraram a lista de presentes mais procurados.

O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil entre os dias 5 e 11 de junho deste ano.

 

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