Vencedores do Amigos da Água 2017 recebem prêmio

​Projeto incentiva a responsabilidade ambiental entre alunos e professores da rede municipal
segunda-feira, 03 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Thayara Pinheiro, da E.M. São Judas Tadeu, primeiro lugar, ao lado da professora e diretora de sua escola. Nas extremidades, a secretária de Educação, Josanne Marchon, e o superintendente da Águas de Nova Friburgo, João Henrique (Foto: Daniel Marcus/PMNF)
Thayara Pinheiro, da E.M. São Judas Tadeu, primeiro lugar, ao lado da professora e diretora de sua escola. Nas extremidades, a secretária de Educação, Josanne Marchon, e o superintendente da Águas de Nova Friburgo, João Henrique (Foto: Daniel Marcus/PMNF)

 

Cinco estudantes e oito professores da rede municipal de ensino receberam na manhã da última sexta-feira, 31, o Prêmio Amigos da Água 2017. A solenidade aconteceu no auditório César Guinle, no antigo prédio da Oi, situado na Avenida Alberto Braune, 224.

    Em sua oitava edição, o projeto, que tem como objetivo incentivar a responsabilidade ambiental, teve como tema “Águas Residuais”, isso porque, segundo a assessoria de comunicação da concessionária, Nova Friburgo possui quatro estações de tratamento, nas quais 90% do esgoto das residências friburguenses são tratados. Isto representa um percentual muito acima da média nacional, que não chega a 40%. O assunto foi escolhido também pela ONU em 2017.  O concurso teve início dia 8 de março nas escolas municipais, com oficinas de capacitação.

    Entre os alunos premiados estão: Thayara Pereira Pinheiro (1º ano, EM São Judas Tadeu); Maria Eduarda de Sousa Felix (2º ano, EM Claudir Antônio de Lima); Anna Júlia Barros Marques (3º ano, EM Patrícia Jonas Sant’Ana); Ana Beatriz Rocha de Oliveira (4º ano, EM Santa Paula Frassinette; e Edsângela Maria da Silva (5º ano, EM Maximilian Falck).

Entre os professores foram contemplados, na ordem, Angela Maria Blaudt (1º ano, João Vicente Valladares); Leila Rodrigues de Souza (4º ano, Florândia da Serra); Marina Bastos Schottz (5º ano, Florândia da Serra); Márcia Pires (4º ano, Amâncio de Azevedo); Márcia Vieira (2º ano, Juscelino K. de Oliveira); Débora Barbosa (1º ano, Maximilian Falck); Tatiane Fonseca (3º ano, Alcides Brantes) e Zuzy Gonçalves (1º ano, Pastor Schlupp).

Os alunos ganhadores do concurso cultural receberam, em diversas categorias, tablets e outros prêmios, como ecobags. As escolas que tiveram alunos vencedores também foram premiadas com impressoras. O professor que apresentou o melhor plano de aula recebeu um tablet, e outros sete docentes que se destacaram, brindes.

A secretária municipal de Educação, Josanne Marchon, destacou a relevância da iniciativa para a preservação de recursos naturais, neste caso, a água. “O projeto Amigos da Água foi abraçado pelas outras unidades Águas do Brasil. É fundamental reaproveitar as águas residuais, que precisam receber tratamento, para que possamos viver num país mais saudável, em que se tenha diminuído o desperdício”, afirma Josanne.

O projeto, criado em 2010, é uma realização da Concessionária Águas de Nova Friburgo em parceria com a Prefeitura e envolve mais de dez mil alunos da rede municipal de ensino, sempre direcionado às turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Foto da galeria
O escritor Álvaro Otonni, a professora que apresentou o melhor plano de aula, Ângela Maria Blaudt, do 1º ano da E. M. João Vicente Valladares, Josanne Marchon e João Henrique (Foto: Foto: Daniel Marcus/PMNF)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação | Companhia Águas de Nova Friburgo
Publicidade