Vacinação contra a febre amarela acontece em 11 unidades de saúde

Estrategia continua segunda-feira e mais vacinas devem chegar ao município nesta semana
sexta-feira, 17 de março de 2017
por Alerrandre Barros
Pacientes esperaram por mais de duas horas na fila para tomar dose da vacina, na última sexta-feira, 17, no posto do Suspiro (Foto: Dayane Emrich)
Pacientes esperaram por mais de duas horas na fila para tomar dose da vacina, na última sexta-feira, 17, no posto do Suspiro (Foto: Dayane Emrich)

A vacinação contra a febre amarela continua em 11 unidades de saúde espalhadas por Nova Friburgo. Neste sábado, 18, a secretaria municipal de Saúde realiza o Dia D de combate à doença, das 9h às 16h, com objetivo de bloquear a entrada do vírus no município. A estratégia divulgada pelo governo prioriza a região de Lumiar e São Pedro da Serra devido à proximidade com Casimiro de Abreu, onde foi registrada a primeira morte pela doença no estado.

“A gente alerta a população que vamos começar a vacinação neste sábado, mas prosseguirá na próxima semana. A população pode ficar tranquila porque não temos nenhum caso suspeito, tampouco confirmado em Nova Friburgo. Não há necessidade de todo mundo correr aos postos de saúde neste sábado, porque a vacinação vai continuar a partir de segunda-feira em todo o município”, destacou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna.

As cerca de 40 mil doses da vacina chegaram ao município na noite da última quinta-feira, 16, e, na manhã do dia seguinte, a Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, recomeçou a vacinar a população. A procura foi grande e alguns pacientes ficaram mais de duas horas na fila. O posto era o único de Nova Friburgo que, desde janeiro, oferecia as doses, uma vez por semana, somente para pessoas que iam viajar para áreas de risco, na divisa com Minas Gerais e Espírito Santo.

Nova Friburgo e outros 24 municípios tiveram a vacinação antecipada na quarta-feira, 15, quando o governo do estado confirmou dois casos de infecção pela doença em Casimiro, um deles foi a morte do pedreiro Watila Santos, de 38 anos, que será investigada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremerj). O outro paciente, de 37 anos, está internado no Rio. No dia seguinte, representantes da secretaria municipal de Saúde foram a capital e a Casimiro de Abreu discutir estratégias para o controle da doença.

Fabíola contou em entrevista coletiva na sexta-feira, 17, que o governo vai garantir a imunização dos habitantes das áreas rurais da região, além daqueles que vivem nas proximidades das matas. Todo o efetivo da Saúde vai atuar na campanha de vacinação, com apoio da Defesa Civil municipal. A subsecretária de Vigilância em Saúde também pediu para que população doe sangue antes de se vacinar contra a doença, caso contrário só poderá doar quatro semanas depois da aplicação da dose.

“É muito importante que os doadores regulares procurem o Hemocentro da Região Serrana para doação antes de tomar a dose da vacina. Caso contrário, o estoque de bolsas de sangue da unidade pode reduzir expressivamente e afetar procedimentos nas unidades de saúde da região”, disse. Por isso, o Hemocentro, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, funcionará em horário estendido, das 8h às 16h, de 20 a 31 de março, para reabastecer o estoque.

A subsecretaria de Vigilância em Saúde, a Coordenação de Imunização e o Comitê de Gestão da Saúde sabem que 40 mil doses não são suficientes para imunizar os friburguenses contra a febre amarela, por isso, informaram que na próxima segunda-feira, 20, devem divulgar qual as demais ações para bloqueio da doença na cidade, entre elas, devem solicitar mais doses ao governo do estado. O Ministério da Saúde enviou um milhão de vacinas para o Rio de Janeiro.

Locais de vacinação neste sábado 

- Posto de Saúde de Lumiar
- Posto de Saúde de São Pedro da Serra
- Posto de Saúde de Rio Bonito
- Posto de Saúde de Mury
- Posto Volante na Estrada Serramar (para as localidades de Cascata, São Romão, Toca da Onça, entre outras)
- Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Geraldo
- Unidade Básica de Saúde (UBS) de Conselheiro Paulino
- Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cordoeira
- Unidade Básica de Saúde (UBS) Tunney Kassuga, em Olaria
- Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Conselheiro Paulino

Indicações e contraindicações

- Bebês com menos de 6 meses: não devem tomar a vacina
- Bebês entre 6 e 9 meses: a vacina é indicada apenas em situações de emergência ou em viagens para área de risco. Converse com o pediatra
- Bebês com 9 meses podem tomar a 1ª dose. Uma dose de reforço poderá ser administrada até os 4 anos da criança. Após o reforço, estarão imunizados para a vida toda
- Crianças entre 10 meses e 4 anos que nunca tomaram a vacina devem tomar a 1ª dose e, 30 dias depois, outra dose de reforço e estarão imunizadas para a vida toda.

Não podem tomar a vacina

- Idosos com 60 anos ou mais, só após avaliação médica
- Gestantes, só com orientação médica
- Imunodepressivos de qualquer natureza ou com imunodeficiência primária
- Infectados pelo vírus HIV com imunodepressão grave
- Paciente imunossupressor ou imunomodulador (corticosteróides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores)
- Paciente com neoplasia maligna
- Paciente com história pregressa de doenças do timo
- Paciente que tenha desencadeado doença neurológica de natureza desmielinizante (síndrome de Guillain-Barré, encefalomielite difusa aguda e esclerose múltipla) no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina de febre amarela
- Paciente que foi submetido a transplante de órgãos. Transplantados de células tronco hematopoiéticas (medula óssea) devem ser avaliados caso a caso, considerando o risco epidemiológico
- Quem não pode se vacinar deve usar repelentes, roupas grossas e evitar regiões de mata e com risco de transmissão do vírus

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela
Publicidade