Vacina contra a febre amarela em três postos nesta semana

Estratégia de imunização volta à rotina porque a maior parte da população já foi vacinada
sexta-feira, 14 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Daniel Marcus)
(Foto: Daniel Marcus)

A partir da próxima segunda-feira, 17, a vacina contra a febre amarela volta a ser oferecida na rede pública de Nova Friburgo em três dias da semana. Como a maior parte da população já foi imunizada durante a campanha, a secretaria municipal de Saúde vai oferecer as doses como ação de rotina somente em três postos de saúde da cidade.

Por causa do ponto facultativo desta quinta-feira, 13, e do feriado nacional na sexta-feira, 14, as doses serão disponibilizadas na segunda-feira, 17, no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria. Na quarta-feira, 19, na policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e na quinta-feira, 20, no posto de saúde de São Geraldo. Todos os postos atenderão a população das 9h às 16h.

Cerca de 100 mil pessoas já haviam sido imunizadas na cidade contra a doença até o início da semana passada, quando a secretaria de Saúde reduziu a oferta de doses diárias para que a rotina das unidades de saúde volte ao normal. Já foram confirmados dez casos da doença em humanos; sendo sete registrados em Casimiro de Abreu, um deles com morte; um em São Fidélis; um em São Pedro da Aldeia; e uma morte em Porciúncula, no Noroeste fluminense.

Em Nova Friburgo, não há casos suspeitos ou confirmados da doença. O laudo sobre a causa da morte do macaco encontrado morto no fim do mês passado, na localidade de Toca da Onça, nas proximidades da RJ-142 (Serramar), no distrito de Lumiar, deve sair nos próximos dias. Há suspeita de febre amarela, devido à proximidade com Casimiro de Abreu, onde a maioria dos casos em humanos no estado foram confirmados.

O Ministério da Saúde recomendou esta semana através de nota técnica a dose única da vacina contra a febre amarela em todo o país. A dose de reforço passa a não ser mais recomendada, por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de 30 dias para cerca de 99% das pessoas que receberam uma dose única da vacina.

A Coordenação de Imunização de Nova Friburgo informou que está adotando estratégias para otimizar o uso da vacina, evitando perdas técnicas e possibilitando a vacinação de um número maior de pessoas com o quantitativo já distribuído, de acordo com a média estipulada pelo Estado. Portanto, a secretaria municipal de Saúde reforça que não há necessidade de correria aos postos de saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela
Publicidade