Urgência do Raul Sertã passará por obras de ampliação

Segundo a prefeitura, frente do hospital e grande parte do estacionamento serão interditados para os trabalhos, que devem durar 3 meses
terça-feira, 26 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Urgência do Raul Sertã passará por obras de ampliação

A Prefeitura de Nova Friburgo vai iniciar nos próximos dias as obras de ampliação do Centro de Tratamento de Urgência (CTU) do Hospital Municipal Raul Sertã.  De acordo com a prefeitura, os trabalhos deve durar cerca de 90 dias e incluem também a construção de uma sala de acolhimento e classificação de risco no setor de urgência do maior hospital da região Centro-Norte do estado. O objetivo é implantar a triagem no atendimento de emergência.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o procedimento de triagem é feito conforme a classificação de risco de Manchester, uma metodologia que confere o grau de risco dos pacientes que buscam uma unidade de pronto-atendimento. Ela é respaldada pelo Ministério da Saúde e prevê que pacientes considerados com baixo risco podem aguardar até seis horas para ser atendido.

A subsecretária de Saúde, Michelle Silvares, explica que a triagem é de extrema importância, já que a prioridade máxima do hospital é salvar pessoas com risco de morte. "Muitas vezes o setor de emergência recebe pessoas com casos simples, que são facilmente resolvidos no ambulatório e podem aguardar. Com a metodologia, priorizamos os casos de urgência e emergência", afirmou ela.

Por conta das obras, segundo a diretora-geral da unidade, Letícia Latini, a frente do hospital e grande parte do estacionamento serão interditados e mudanças no fluxo de atendimento serão necessárias por conta da obra. “As pessoas que, até então, se dirigiam ao CTU para dar entrada na unidade, deverão a partir de agora se dirigir à entrada dos visitantes para tal procedimento. É importante que todos se conscientizem que se trata de um transtorno temporário, que visa promover benefícios à população”, disse.

Ainda segundo a prefeitura, outras intervenções estão em andamento no hospital, como a reforma da lavanderia; restauração de parte do telhado; criação de abrigo para depósito de lixo hospitalar e a liberação de 30 novos leitos, que estavam fechados há mais de cinco anos. Além disso, uma parceria público-privada teria permitido ainda a reforma de outros 60 novos leitos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade