Unidade Móvel Veterinária faz aplicação gratuita de antiparasitários neste sábado

​Ação será direcionada a cães e acontece na Praça Dermeval Barbosa Moreira
sexta-feira, 05 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Unidade Móvel Veterinária faz aplicação gratuita de antiparasitários neste sábado

Neste sábado, 6, será inaugurada oficialmente em Nova Friburgo a Unidade Móvel Veterinária CPA. O evento acontece na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 10h às 16h. Além de apresentar todo o projeto que envolve a unidade, também haverá esclarecimentos sobre a importância da vacinação contra Leishmaniose e aplicação gratuita de antiparasitários Hertape contra pulgas e carrapatos em cães.

Equipada com aparelhos modernos e boa infraestrutura, a Unidade Móvel Veterinária é um projeto da Cooperativa de Trabalho de Proteção Animal de Nova Friburgo (CPA). Cedida pela iniciativa privada e com viabilidade técnica do Programa Sustenta-Vida da Universidade Federal Fluminense (UFF), a unidade foi criada com objetivo de realizar campanhas de castração em animais carentes, com o intuito de reduzir o número de cães e gatos abandonados pelas ruas da cidade, e atendimentos de urgência àqueles vítimas de maus-tratos.

De acordo com Luciana Silva, uma das participantes da iniciativa, a unidade móvel também deve atender animais de estimação de famílias sem condições de arcar com castrações ou pequenas cirurgias. “O projeto vai atender animais de rua e de famílias carentes que comprovem a impossibilidade de pagar por tratamentos. Vale reforçar que a unidade vai circular por bairros distantes, onde não há clínicas veterinárias”, esclarece ela.

A van conta com diversos equipamentos como mesa cirúrgica, autoclave para esterilização, respirador mecânico, kits cirúrgicos em quantidade suficiente para campanhas de castração e oxigênio, dentre outros. “A ideia é que as campanhas itinerantes cheguem aos bairros de Nova Friburgo, outras cidades da serra e Região dos Lagos”, afirmou o membro da Cooperativa de Trabalho de Proteção Animal, Adriano Freitas, em entrevista ao A VOZ DA SERRA em 2016.

Os insumos da Unidade Móvel CPA são cedidos pela empresa Virbac, indústria de origem francesa do ramo de produtos veterinários. ​

Adoção responsável

Neste sábado, 6, também tem feira de adoção de animais na Estação Livre (na antiga rodoviária), na Praça Getúlio Vargas. Organizada pela Subsecretaria Municipal do Bem-Estar Animal (Subea), a campanha acontece das 10h às 16h. Ao todo, 30 cachorros, aos cuidados de abrigos e de protetores de animais, estarão disponíveis para adoção.

Para efetivar a adoção e garantir que seja responsável, no dia do evento, será necessária a apresentação do documento de identidade e um comprovante de residência. Esta será a primeira campanha de adoção realizada pelo órgão. A expectativa é de que nas próximas edições outros animais, como gatos, também estejam disponíveis para adoção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: causa animal
Publicidade