União Basketball é criada para impulsionar a modalidade no município

Principal objetivo é promover o esporte na cidade e disputar a Liga Super Basketball em 2017
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
por Vinicius Gastin
Criação da equipe é mais um passo para o resgate do basquete em Nova Friburgo
Criação da equipe é mais um passo para o resgate do basquete em Nova Friburgo

O basquete tem história em Nova Friburgo. As páginas em branco, deixadas pelo período em que a modalidade deixou de ter a devida atenção na cidade, começam a ser preenchidas com o esforço daqueles que amam o esporte. Exatamente os mesmos que formaram grandes times no final da década de 1990 e início dos anos 2000, levando o nome da cidade a patamares maiores dentro do basquete. O resgate acontece após alguns anos longe das competições, com a união que resultou na criação do União Basketball, em agosto desse ano. 

O principal objetivo é promover o esporte na cidade e disputar a Liga Super Basketball em 2017, competição que reúne diversas equipes de todo o estado do Rio de Janeiro. Esse é considerado um passo fundamental para reestruturar a modalidade em Nova Friburgo, e atrair adeptos para impulsionar novamente o seu crescimento no município e na região. 

Para tanto, a preparação segue a todo o vapor. Após alguns meses de muito treinamento, a equipe disputou o segundo amistoso já visando a competição do ano que vem. Os friburguenses do União Basketball receberam o Vila Kings, do Rio de Janeiro, e venceram por 71x49, com uma diferença de 22 pontos. A partida foi disputada no ginásio Paulo César Marra de Moraes, no Nova Friburgo Country Clube.

As equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 27, desta vez no Rio de Janeiro. Ainda antes do final do ano, o União Basketball volta a atuar em casa. O desafio será contra o Queimados Warrios, do município de Queimados, na Baixada Fluminense, em duelo previsto para acontecer no próximo dia 11 de dezembro.

O União Basketball, de Nova Friburgo, atualmente conta com 12 jogadores: Tayan e Iago Emerick, Bernardo Thurler, Bruno Noronha, Joubert Júnior, Fábio Freitas, Conrado Oliva, Taylan Neves, Gil Santos, Wesley Schynneps, Juliano Muros e Gustavo Schuenck. O técnico é o experiente Saulo Pinheiro. O União Basketball com os apoios da SAF, Microlins e Ventura Distribuidora.

Basquete recupera espaço

Aos poucos, os amantes do basquete em Nova Friburgo dão passos importantes para a retomada do crescimento da modalidade no município. Recentemente, a Sociedade Esportiva Friburguense teve a quadra poliesportiva reformada, especialmente para a prática do basquete, através de patrocínio do empresário Tony Ventura. 

O clube possui tradição no esporte, e já contou com grandes equipes e atletas, a exemplo de Nilton Batista, Paulo Vellinha, Luís Martins, o próprio Tony Ventura, Zuenir Ventura, Lair Macedo, o “Salame”, Ido Rodrigues, Marcos Coutinho, Milton Figueira, Julio César Seabra Cavalcanti, o “Jaburu”, Elcir Lima da Silva, o “Cici Macarrão” e Grego, dentre tantos outros.

No mês passado, o atleta Fábio Freitas representou Nova Friburgo na seleção brasileira que participou do Campeonato Mundial de Basquete Master na Costa do Sauípe, na Bahia. O Brasil chegou à decisão, mas acabou derrotado pelo Uruguai e ficou com o vice-campeonato. O atleta de 2,04m de altura possui no currículo diversas passagens por equipes brasileiras profissionais, com inúmeras participações e títulos de grande expressão na modalidade. Desta forma, com pequenas ações e registros, o basquete começa a ressurgir com fôlego novo na cidade.

Foto da galeria
Reforma da quadra da SEF possibilita retomada da modalidade no clube
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: basquete
Publicidade