Uma reverência à memória de JK ao som da Euterpe

Homenagem ao ex-presidente da República, que foi um admirador da banda, abriu os preparativos para o desfile de Sete de Setembro
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Uma reverência à memória de JK ao som da Euterpe

A Banda Sinfônica Euterpe Friburguense fez uma apresentação especial na tarde do último sábado, 22, nas proximidades do coreto da Praça Getúlio Vargas. O concerto, mais um da série do programa cultural ‘Banda na Praça’, realização conjunta à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, foi dedicado como um tributo ao ex-presidente Juscelino Kubitscheck, falecido há 39 anos, no dia 22 de agosto de 1976, vítima de um acidente automobilístico na Via Dutra.

No concerto do último sábado, mais uma vez sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, a agremiação musical executou um repertório variado, iniciando com o ‘Hino de Nova Friburgo’; ‘Dobrado ‘Dois corações’; ‘Lembra de mim’, com solos de Lucas Coutinho (trombone) e do professor Gilberto Pinheiro (trompete); ‘Ligia’, de Tom Jobim; ‘Carinhoso’, de Pixinguinha, com arranjo de Duda e solo de trompete de Francisco Duarte; a marcha ‘150 anos de Euterpe Friburguense’, de Tiago Vidal Corrêa, músico da própria banda, compositor e arranjador, e professor da Escola de Música Maestro Samuel Antonio dos Santos; ‘Skyfall’; ‘The time of my life’; ‘Novena Rapsodia for band’ e ‘Homenagem a Villa-Lobos’, com arranjo de J. C. Ligiero.

Durante a apresentação, destaques aos músicos Erick Emerick (trompetista), que estreava na banda e Igor da Conceição (clarinetista), de 14 anos, aniversariante do dia. Ao final, foi homenageada ainda a colunista social e símbolo do carnaval friburguense, Marly Pinel por conta do seu aniversário transcorrido na última sexta-feira, 21.

O próximo compromisso da Euterpe Friburguense é a abertura do desfile cívico militar do próximo dia 7 de setembro, feriado nacional pelo Dia da Independência e da Pátria. Tradicionalmente cabe a agremiação fazer as execuções dos hinos no cerimonial de hasteamento das bandeiras e logo em seguida iniciar os desfiles na Avenida Alberto Braune, tendo a frente às instituições militares.

Ex-Presidente foi um entusiasmado euterpista

Juscelino Kubitscheck de Oliveira nasceu em Diamantina- MG, em 1902. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1927. Foi eleito deputado federal em 1934 e depois nomeado prefeito de Belo Horizonte, em 1940, e deputado constituinte de 1946 a 1950. Foi governador de Minas Gerais de 1951 a 1954 e presidente da República de 1956 a 1961.

Sua vitoriosa campanha à presidência da República se encerrou com um comício em Nova Friburgo, na mesma Praça Getúlio Vargas, em 1955, contando com uma apresentação especial da banda Euterpe Friburguense. Tão logo empossado no cargo, JK tornou a banda uma das suas preferidas para tocar nas inaugurações de suas obras, quando a capital federal ainda era no Rio de Janeiro. Além de ter se associado à instituição, contribuía mensalmente e tornou-se um entusiasmado euterpista.

Com um discurso desenvolvimentista, entre seus principais feitos está a construção de Brasília. Considerado o ‘Pai do Brasil Moderno’, Juscelino casou-se em 1931 com Sarah Lemos. Teve a filha Márcia e adotou Maria Estela. Em 2013, ano do seu sesquicentenário, a banda friburguense, recepcionou a filha de JK, Maria Estela Kubitscheck Lopes em Nova Friburgo; ela foi uma das personalidades homenageadas com a comenda dos ‘150 anos da Euterpe’.

Foto da galeria
Mais uma vez a banda levou um bom público à praça
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: euterpe | jk | Banda na Praça
Publicidade