Um fenômeno chamado Rúbia

Youtuber há cinco meses, moradora de Nova Friburgo já contabiliza milhões de visualizações em vídeos onde ensina receitas, dá conselhos e mostra o seu dia a dia
quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
por Karine Knust

Sem edição, roteiro e com uma simplicidade e simpatia cativantes, a dona de casa Rúbia, moradora do bairro São Geraldo, acabou descobrindo, sem querer, o sucesso. Autêntica e uma cozinheira de mão cheia, ela reúne milhares de seguidores na internet e já conta até com um fã clube com pessoas de vários cantos do Brasil e do mundo. 

Com vídeos que possuem de 15 a 20 minutos de duração, em média, Dona Rúbia compartilha com os internautas detalhes do seu dia a dia, dicas de cuidados com o lar e as mais variadas receitas. A espontaneidade de Rúbia é tanta que quem vê seus vídeos não desconfia que a iniciativa partiu de sua filha, e que a youtuber resistiu muito à ideia de aparecer na internet.

“Sempre achei minha mãe muito engraçada. Quando vim morar com ela tive a ideia de começar a filmar o que ela fazia na cozinha. A proposta era um canal em que ela fosse ensinando as pessoas a fazer receitas, mas ela não quis de jeito nenhum. Depois de tanto insistir ela deixou eu filmar, mas não podia mostrar o rosto, só as mãos”, conta a filha mais nova de Dona Rúbia e a responsável pela administração do canal, Patrícia Alezzandra. 

Em um bate-papo super descontraído com a câmera, Rúbia conversa com os seus amores, forma como gosta de chamar os seguidores de seus vídeos, como se eles estivessem dentro da sua casa. E, se antes ela ensinava apenas receitas, agora compartilha sua rotina por completo, mostrando desde seus passeios na rua até suas visitas ao supermercado, sempre dando dicas para quem gosta de economizar. 

Considerada um verdadeiro fenômeno da internet, Rúbia já atingiu a marca de mais de 125 mil inscritos em seu canal no Youtube. Além disso, dois de seus vídeos mais famosos, “Pão caseiro super econômico” e “Arroz cozido em 1 minuto I Economize seu gás”, já possuem mais de 610 mil e 560 mil visualizações, respectivamente, em um mês de publicados. Ao todo, o Canal Clarear contabiliza cerca de 15 milhões de visualizações em apenas cinco meses de existência. 

Apesar do impressionante alcance do seu trabalho na internet e na vida de seus seguidores, Rúbia não pensa em números: “Minha filha fica mais surpresa do que eu. Esses números para mim não são nada. Posso dizer, de coração, que se amanhã o canal acabar vou ser a mesma coisa. O número de visualizações não importa, eu tenho as pessoas que me assistem como se fossem meus. Me sinto uma mãe de todos eles. Quando trabalhava, meus colegas tinham liberdade de falar sobre os problemas, de chorar. Eu sempre gostei de ser assim. E hoje eu gosto de conversar com todo mundo pelo canal por causa disso. Gosto de mostrar para as pessoas que nem tudo é material”, afirma ela. 

#RúbiaResponde 

Engana-se quem pensa que apenas o bom humor e a simplicidade de Dona Rúbia cativam seus milhares de seguidores diariamente. A experiência de quem sempre teve uma vida humilde e começou a trabalhar ainda muito jovem fez da simpática mulher também uma grande conselheira. Rúbia recebe diariamente centenas de e-mails com perguntas de pessoas das mais variadas idades. 

Desta vez, entretanto, a ideia de criar um espaço dentro do canal para aconselhar pessoas foi dela. “Eu gosto de ajudar, então falei para Pati para pedir às pessoas para mandar perguntas. Às vezes elas não sabem o que fazer; e aí a gente conversando elas podem achar uma direção. Foi impressionante a quantidade de e-mail que começou a chegar. Ainda não sei ligar o computador, mas minha filha entra no canal e no e-mail para mim e eu respondo as pessoas. Ela me ensinou”, diz a youtuber, acrescentando que “lembro de uma moça que ligou para nós e estava muito amuada no telefone. Ela estava tão depressiva que parecia estar na beira da morte. Aí nós começamos a dar conselhos. Falamos para ela sair, cuidar das plantinhas. Hoje, graças a Deus, ela se levantou e dá gargalhadas com nossos vídeos. Ela agradece até hoje”.

Relação de mãe e muitos filhos

Apesar de Dona Rúbia morar em Nova Friburgo desde os 17 anos, a maioria dos seus fãs é de outras cidades do país. Mas ela conta que o reconhecimento nas ruas friburguenses já começou: “Quando a gente vai ao supermercado tem gente que reconhece. Aí quer tirar foto, beijar. Tem uns que tremem. Até fiquei assustada. Eu sou uma pessoa normal, gente”, conta ela, aos risos. 

Além de cativar as pessoas ao ponto de criarem um fã clube intitulado “Rubietes” e um grupo chamado “Amigos da Rúbia”, o jeito amoroso da dona de casa também tem rendido muitos presentes, que chegam dos mais diversos cantos do mundo. Entre eles, há mimos de fãs brasileiros que moram em países como Suíça, Estados Unidos, Colômbia, Holanda e até Japão. 

“Eles me mandam de tudo. Micro-ondas, panela, máquina de lavar, garfo, faca, pregador de roupa, toalha de prato, produtos para as receitas, coisas para as minhas netas. Eu quase não tinha roupa de cama e agora estou com uma sacola cheia. Quase todo dia chega coisa no correio e eu sempre abro a carta na hora do vídeo para descobrir o que tem junto com o pessoal que vê”, conta Dona Rúbia. “Já recebemos várias visitas. Gente do Rio de Janeiro, São Paulo, Inglaterra e ainda tem um monte de gente para vir. O caso de São Paulo, inclusive, foi um filho que deu a viagem de avião de presente para mãe dele para ela passar um dia com a gente”, declara ela. 

Sobre o futuro e a possibilidade de se tornar uma grande estrela, ela diz: “Tenho muito carinho e fico muito agradecida quando ganho presentes, mas não deixo que isso me transforme numa pessoa arrogante ou orgulhosa. O fruto de tudo que está acontecendo é para as minhas filhas e netas. Eu não ligo para luxos, gosto de ser do jeito que eu sou. Gosto de viver assim, porque se ficar diferente não vou ser eu.  A Pati fala que eu viro [uma estrela]. Mas, sinceramente, eu não sei. Acho que desde que eu não tenha que fingir ou mudar meu jeito, tudo bem”.

Projetos para 2017

“Já recebemos muitos e-mails de gente querendo ajudar a incrementar o canal, fazer edição e tudo mais. Mas não temos essa intenção porque não queremos perder muito a característica. A gente tem alguns projetos para 2017. Melhorar as redes sociais, que estão meio paradas, e criar uma lojinha da Dona Rúbia são algumas delas. Minha mãe faz panos de prato, colcha de retalhos, outros artesanatos e pretendemos vender essas coisinhas na internet para as donas de casa que acompanham o canal. Além disso, ano que vem tem Encontro das Rubetes”, afirma Patrícia. “Vamos para São Paulo com tudo pago. Estou impressionada e com medo de andar de avião, acho que não tenho coragem”, acrescenta Dona Rúbia, aos risos.

O encontro de Rúbia com seus fãs deve acontecer em 4 de março, dia em que comemora seus 50 anos. O local e horário, entretanto, ainda não foram definidos. 

(Fotos: Henrique Pinheiro)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Personalidades friburguenses
Publicidade