Um dos maiores violonistas brasileiros dará oficina em Lumiar

Marco Pereira é especializado em Villa-Lobos e gravou com maiores nomes da MPB
segunda-feira, 14 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Marco Pereira (Reprodução da internet)
Marco Pereira (Reprodução da internet)

Um dos maiores violonistas brasileiros, o paulista Marco Pereira dará uma oficina em Lumiar, nos dias 2 e 3 de setembro, para músicos profissionais e amadores. As inscrições podem ser feitas pelo email revistadochoro@gmail.com.

Professor da Escola de Música da UFRJ e especialista em Villa-Lobos,  Marco Pereira começou a estudar violão sob a orientação do uruguaio Isaias Sávio. Morou na França e recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale Internationale de Paris. Defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne, o que resultou no seu livro "Heitor Villa-Lobos, sua obra para violão". Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência).

De volta ao Brasil, criou na UnB (Universidade de Brasília), os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional e gravou dois discos pelo selo Som da Gente, de São Paulo (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo - 1985 e Círculo das Cordas - 1987), trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova York, em 1988.

A partir de 1990, já morando no Rio, tocou no Free Jazz  com o Trio D'Alma, sozinho, com Wagner Tiso e Edu Lobo.

Gravou com Zélia Duncan, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros.

Em 2017 fez a première do seu "Concerto Calunga, para violão e orquestra" na Rússia, tendo como solista Eduardo Isaac.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade