UFRRJ domina modalidades e fatura bicampeonato do JunFri

quinta-feira, 24 de novembro de 2016
por Vinicius Gastin
Participação das torcidas e das cheerleades também foram pontos positivos dos Jogos deste ano
Participação das torcidas e das cheerleades também foram pontos positivos dos Jogos deste ano

 

Eles subiram a serra no feriadão da proclamação da República para fazer a festa pela segunda vez consecutiva em Nova Friburgo. Futuros profissionais em variadas áreas, os estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) mostraram que também são eficientes no esporte e faturaram o título dos Jogos Universitários Friburguense de 2016. As finais da oitava edição do JunFri levaram um grande público ao ginásio Helena Decache, do Friburguense, e premiaram a faculdade de Seropédica, presente n maioria das decisões de título.

A UFRRJ foi campeã do cabo de guerra, basquete feminino e vôlei masculino e feminino. Durante os quatro dias de jogos, cerca de mil estudantes de 16 universidades (dessas, dez de fora de Nova Friburgo) travaram disputas em sete modalidades diferentes: futsal, basquete, cabo de guerra, natação, vôlei, handebol e tênis de mesa. Todos os vencedores de cada esporte, tanto no masculino quanto no feminino, foram premiados.

O JunFri 2016 contou com a participação de estudantes universitários da UFF (Friburgo), Uerj (Friburgo), Estácio (Friburgo), Ucam (Friburgo), Cefet (Friburgo), Unopar (Friburgo),UFF (Macaé), Estácio (Petrópolis), Unifeso (Teresópolis), UCP (Petrópolis), Uenf (Campos), Rural (Seropédica), Uerj (Rio de Janeiro), UniRio (Rio de Janeiro), UFF (Niterói) e UVA (Cabo Frio).

Nos três primeiros dias de jogos, os jogos foram realizados simultaneamente em cinco locais de competição: ginásio Helena Deccache – Friburguense (Olaria) – palco das finais -, Adhemar Combat (Olaria), GPH (Cônego), Colégio Estadual Canadá (Olaria) e Aquafitness (Centro).

Os resultados por modalidade

Sucesso em edições anteriores, o cabo de guerra foi novamente um dos destaques dos Jogos Universitários Friburguenses. Nesta edição de 2016 a final feminina foi disputada entre Rural e Uerj Rio, com vitória das cariocas. Já no masculino Unifeso Teresópolis e Uerj Rio se enfrentaram na grande decisão. A universidade serrana levou a melhor, e impediu a dobradinha da Uerj na modalidade.      

Pela primeira vez incluído no evento, o tênis de mesa despertou a curiosidade de atletas e torcedores, e ao que tudo indica chegou para ficar. Os olhos atentos para não perder nenhum detalhe acompanharam a final foi entre Ucam Friburgo e Estácio Petrópolis no feminino, com vitória das petropolitanas. No masculino, Rural e Uerj Rio fizeram a final, onde a Rural levantou o seu primeiro troféu. A faculdade de Seropédica também ficou com o título na competição de duplas.

Na já tradicional competição de basquete, poucas surpresas nos resultados finais. De fato, homens e mulheres apenas reforçaram o domínio de suas atléticas na modalidade, alcançando o tricampeonato em ambas as categorias. A final feminina envolveu a UVA Cabo Frio e a Rural. O título ficou com as meninas de Seropédica. Enquanto que entre os homens a decisão foi caseira, entre Estácio e Ucam de Nova Friburgo. A universidade localizada nas Braunes levou a melhor, e faturou o terceiro troféu consecutivo no basquete.

No vôlei, talvez, a Rural encontrou o seu grande trunfo para alcançar o título geral do Junfri. No entanto, não foi tão simples quanto parece.  No feminino, Estácio Friburgo e Rural fizeram a final, com vitória das meninas de Seropédica por 3 a 0. Já no masculino, a Rural encarou a Uerj Rio e encontrou bastante dificuldade para erguer a taça. A equipe precisou de uma hora e 30 minutos para derrotar o adversário, pelo placar de 3 a 1. A dobradinha no atual segundo esporte mais popular do Brasil encaminhava o bicampeonato da UFRRJ.

A Uerj Rio continuou com a saga de decidir títulos, ao chegar nas duas finais do handebol. Entre as mulheres, a UCP Petrópolis foi a adversária em duelo bastante equilibrado, mas que terminou com vitória das petropolitanas. Já entre os homens, no confronto com a Rural, os cariocas alcançaram a vitória. O duelo contou com muito equilíbrio, diversas viradas de placar e participação efetiva da torcida presente ao Helena Decache.

Naquela que talvez seja a modalidade mais aguardada dos jogos aconteceram as principais surpresas da competição. Na decisão entre as mulheres, UFF Friburgo e Rural fizeram um duelo eletrizante, e apenas um gol foi suficiente para determinar a campeã: a Universidade de Nova Friburgo venceu por 1 a 0 e ficou com o título.

Entre os homens, poucos poderiam apostar em uma final entre UVA Cabo Frio e a estreante Unopar Friburgo. Foi o que aconteceu, deixando de fora a até então atual campeã e favorita Estácio Friburgo, maior vencedora da modalidade. Se a decisão surpreendeu, o duelo em quadra correspondeu às expectativas de equilíbrio, traduzidas no placar de 1 a 1 no tempo normal. Na decisão por pênaltis a Unopar venceu por levou o título ao vencer por 3 a 1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: JunFri
Publicidade