Uerj abre mais de 100 vagas para cursos de engenharia em Friburgo

No campus da cidade são oferecidas mecânica e computação; inscrições para vestibular vão até 30 de abril
quinta-feira, 19 de abril de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)
A Uerj em Nova Friburgo (Arquivo AVS)
A Uerj em Nova Friburgo (Arquivo AVS)

Estão abertas as inscrições para o 1º Exame de Qualificação para o Vestibular 2019 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Assim como em anos anteriores, desta vez, o vestibular Uerj oferece centenas de vagas para diversos cursos espalhados pelos campi de todo o estado. Em Nova Friburgo, por exemplo, são 120 vagas para cursos de engenharia. Os interessados têm até o próximo dia 30 de abril para se inscrever, através do site da instituição (http://www.vestibular.uerj.br). A taxa de inscrição custa R$ 60.

No Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), campus da Uerj em Nova Friburgo, haverá abertura de turmas para dois cursos: Engenharia da Computação, com 40 vagas, e Engenharia Mecânica, com 80 oportunidades. Além de Nova Friburgo, a Uerj ainda possui dois campi na Região Serrana que estão com inscrições abertas para o vestibular 2019. Em Petrópolis, a oferta é de 50 vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Já em Teresópolis, o curso oferecido é o de Turismo, com 40 vagas.

Os locais onde serão aplicadas as provas do 1º Exame de Qualificação serão divulgados a partir do dia 22 de maio. As avaliações acontecem no dia 10 de junho. As provas são compostas por questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A previsão é de que o resultado final, com a lista de classificados para a próxima etapa, seja divulgado no dia 18 de junho. A segunda fase do processo seletivo é o exame discursivo, marcado para o dia 2 de dezembro. Somente nesta etapa o candidato poderá fazer a opção pelo curso e, se for o caso, pelo sistema de cotas.

Aqueles que não forem habilitados no 1º EQ ou desejarem melhorar a nota, podem se inscrever para o 2º EQ, que está marcado para o dia 16 de setembro. Neste caso, as inscrições estarão abertas entre os dias 17 de julho e 5 de agosto. Ainda não há data para a divulgação da lista de aprovados no Vestibular.

Segundo o Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj, a expectativa é que cerca de 60 mil estudantes se inscrevam na primeira etapa do exame este ano. Devido às constantes greves na Uerj, provocadas pela falta de pagamento dos docentes, em 2017, apenas 38 mil pessoas se inscreveram no 1º exame de qualificação da universidade. Em anos anteriores à crise, a média era de 90 mil inscritos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade