Ucam apresenta exposição de Madalena Bento de Mello

A exibição busca uma releitura do grande mestre impressionista Claude Monet
sexta-feira, 29 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Ucam apresenta exposição de Madalena Bento de Mello

A artista plástica friburguense Madalena Bento de Mello mostra todo o seu talento a partir desta segunda-feira, 1º de agosto, com a exposição de telas em tinta acrílica intitulada “Diálogos com Monet”, na Universidade Candido Mendes (Ucam), no bairro Vilage. A exibição apresentando releituras do grande mestre impressionista poderá ser conferida até 30 de setembro, sempre das 8h às 22h, com entrada franca.

De acordo com Madalena, a nova mostra busca destacar sua grande afinidade com as obras de Claude Monet, mestre da pintura que bem representa o movimento impressionista do século 19. Referindo-se aos pintores impressionistas, Madalena observa que Monet, “via o mundo de outra forma, classificando-se como um pintor das águas, das luzes e das cores”.

Desde 2004, a artista friburguense inclui em seus trabalhos algumas releituras dos grandes mestres Monet e Van Gogh. Em suas exposições individuais de 2014 e 2015, Madalena optou por abandonar qualquer elemento figurativo, amadurecendo seu próprio meio abstrato de expressão.

Os trabalhos que incluem a nova mostra foram produzidos com tinta acrílica e espátula, num período de três horas seguidas, para as telas que medem 1,50 x 0,50 metro, e em torno de uma semana, para as telas cuja dimensão é de 2x1 metro.

A artista valoriza ainda a exuberância cromática, o movimento, o relevo e o brilho, bem como a espontaneidade como elementos sempre presentes e que resultam de grande gestualidade. “Estamos no nosso tempo e ainda além. Não importam o estilo ou as  referências de outros artistas, mas a luz e a espontaneidade de cada instante único e vivo em que a natureza se apresenta na realidade”, diz a pintora.  

Um pouco sobre Madalena Bento de Mello

A artista, desde a mais tenra idade, sente-se atraída pelas cores, pelas flores, pela beleza da natureza, pela luz em todas as suas expressões e pela transcendência do ser humano. O profundo anseio por uma verdadeira conexão com o divino interna e externamente, a faz trilhar, desde então, um caminho de autoconhecimento e autocura que se reflete tanto no exercício da psicologia quanto na arte da pintura e na arte de viver.

Ela graduou-se em psicologia em 1986, completando a pós-graduação em 1994. Atualmente desenvolve o projeto “Águia de Luz, Ateliê de Auto Cura”, espaço terapêutico onde desenvolve expressões criativas através da pintura, poesia, música e dança como ferramentas para o auto conhecimento e a auto cura.

Madalena tem como característica em seus trabalhos a exuberância cromática, o movimento, o relevo e o brilho, bem como a espontaneidade são elementos sempre presentes e que resultam de grande gestualidade. “Meu caminho é liberto de qualquer padrão, norma ou orientação que não seja meu próprio universo interior e todo o infinito ao qual ele está conectado”, define a artista.

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: exposição
Publicidade