Tumulto, ameaças e agressões marcam apuração do desfile das escolas de samba

Antes do anúncio das notas dos últimos quesitos, integrantes das agremiações começaram discussão
quarta-feira, 01 de março de 2017
por Dayane Emrich
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A apuração dos desfiles das escolas de samba de Nova Friburgo, na manhã desta quarta-feira, 1º — que consagrou a Unidos da Saudade e a Imperatriz de Olaria como campeãs do Carnaval 2017 — foi marcada por muito tumulto, ameaças e agressões. A confusão teve início após a Imperatriz solicitar a revisão das notas da Unidos da Saudade, nos quesitos comissão de frente e fantasia, e da Alunos do Samba, também no quesito fantasia.

De acordo com Genivaldo Goulart Machado, integrante da comissão de carnaval da vermelho e branco, a Saudade teria desfilado com a mesma fantasia da Alunão, na ala das baianas, além de ter usado empurradores na comissão de frente, ações que, segundo ele, são irregulares. “É expressamente proibido agremiações utilizarem a mesma fantasia. Da mesma forma, carro de comissão de frente não pode ter empurrador, se não vira alegoria”, disse ele.

Após o anúncio dos requerimentos, os integrantes das agremiações trocaram insultos e acusações. Enquanto a Imperatriz solicitava a punição da Saudade em três décimos, isto é, um de cada jurado no item comissão de frente, a escola do Bairro Ypu pedia aos jurados que consultassem o regulamento, alegando que o documento não especifica a questão. Com o caos que se instaurou no estádio Eduardo Guinle a apuração precisou ser interrompida e a polícia teve que acalmar os ânimos das diretorias das escolas.

A Liga das Independente das Escolas de Samba de Nova Friburgo (Liesbenf) não aceitou o requerimento sobre as fantasias iguais utilizadas pela Alunão e Saudade, mas acolheu o pedido de punição da roxo e branco no quesito comissão de frente. Com a decisão, a Unidos da Saudade foi penalizada em um décimo e terminou empatada com a Imperatriz em 189,8 pontos. Houve protesto de ambas as partes.

“Não acho isso justo, se está dando problema, cancela o quesito. Mas retirar um décimo da escola, que fez um belíssimo desfile, não é justo. Deveria prevalecer o resultado da avenida”, disse o presidente da Saudade, Carlos Henrique Pereira. “Situação lamentável, apuração despreparada. Houve  infringimento do regulamento”, exclamou o presidente da Imperatriz, Humberto Damasceno.

No resultado final, empatadas em primeiro lugar ficaram Unidos da Saudade, que conquistou o tricampeonato, e a Imperatriz de Olaria -- que não ganhava um título desde 2007 -- com 189,8 pontos cada; Vilage no Samba ficou em segundo lugar, com 189,4 pontos; e a Alunos do Samba, de Conselheiro Paulino, em terceiro lugar, com 189,2 pontos. A Unidos da Saudade faturou ainda os troféus dos quesitos: Alegorias e Adereços, Samba-Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Enredo. Os prêmios de melhor Comissão de Frente e Fantasia foram para a Alunos do Samba, enquanto a Vilage no Samba levou para casa o troféu de melhor Evolução, Harmonia e Bateria.

Um troféu, duas campeãs

Como não bastasse todo o tumulto da apuração, após a decisão pelo empate houve briga para ver quem levaria o troféu de Campeã do Carnaval Friburguense de 2017 para a quadra. “Não sairemos daqui sem o troféu. Ele é nosso”, disse Carlos Augusto, o Guto, da comissão de carnaval da Imperatriz.

Após muita confusão a Saudade abriu mão do troféu principal e, apesar do tricampeonato, saiu do estádio com o troféu de segundo lugar. Do lado de fora do Eduardo Guinle, as duas comunidades celebraram o título, cantaram o samba e entoaram o grito de “É campeã!”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval 2017
Publicidade