Três categorias e novos nomes: o futuro do Frizão passa pelos jovens

O Tricolor da Serra sempre possuiu o menor poder financeiro entre a elite do futebol carioca, e por isso, encontrou nas divisões de base o caminho para a sustentação
terça-feira, 26 de abril de 2016
por Vinicius Gastin
Ramon Daudt corre para comemorar o primeiro gol do juvenil do Friburguense (Foto: Vinicius Gastin)
Ramon Daudt corre para comemorar o primeiro gol do juvenil do Friburguense (Foto: Vinicius Gastin)

Se as dificuldades de investimento já existiam na série A do campeonato carioca, o cenário tende a piorar sem os cerca de R$ 1,3 milhão pagos pela emissora de televisão que detém os direitos de transmissão aos integrantes da elite estadual. O valor era distribuído pelo Friburguense por 12 meses, para cobrir as despesas com todo o departamento de futebol. Mesmo assim, nem sempre era o suficiente. Comparado aos demais clubes da primeira divisão, o Tricolor da Serra sempre possuiu o menor poder financeiro, e por isso, encontrou nas divisões de base o caminho para a sustentação. Mais do que nunca, a garotada será fundamental para reerguer o clube diante da realidade da série B do carioca em 2017.

Dentro desse contexto, o último fim de semana foi simbólico. Três categorias do clube estiveram em campo no estádio Eduardo Guinle, em compromissos válidos pelos estaduais sub-20, sub-17 e sub-15. Alguns nomes como o de Rafael, João Vitor, João Pedro e Lucas Cunha podem compor o elenco principal já na Copa Rio, no segundo semestre deste ano. Mais do que isso: no comando dos juniores estava Merica, um dos mais cotados para assumir os profissionais, caso a possível demissão de Gérson Andreotti seja confirmada.

Juniores vencem

O talento decidiu um jogo de bastante marcação no estádio Eduardo Guinle. O lançamento primoroso de João Victor e a conclusão precisa de Rodrigo no primeiro gol, além do oportunismo de Matheus no segundo foram o diferencial para a vitória do Friburguense sobre o Boavista por 2 a1, em jogo válido pela segunda rodada da Taça Rio sub-20. Os visitantes descontaram em lance confuso. Dirigido por Merica neste segundo turno do carioca, o time de juniores conseguiu assim, no último sábado, 23, a primeira vitória na nova fase da competição. Nesta quarta-feira, 27, o Frizão volta a jogar em Nova Friburgo. O adversário é o Bangu, e a partida acontece às 15h. A entrada é gratuita.

O Friburguense começou em ritmo intenso no Eduardo Guinle. Com a posse de bola nos minutos iniciais, a equipe apostava na movimentação e criatividade dos meias para se aproximar da meta do Boavista. A forte marcação visitante dificultava a continuidade dos lances, e aos 15 minutos, proporcionou bom contra-ataque. Felipe usou os punhos para defender numa espécie de manchete, impedindo o gol. Dinho chegou a balançar as redes a favor do Frizão em belo chute, mas o impedimento foi assinalado. 

Talvez o lance mais incrível tenha acontecido aos 22, logo depois do tempo técnico. Lucas cobrou falta de longe, a bola quicou na frente do goleiro e explodiu no travessão. Maxwel finalizou o rebote, mas o arqueiro do Boavista se recuperou a tempo de fazer grande defesa. O último bom momento tricolor na primeira etapa aconteceu quando Ricardo penetrou na grande área e bateu, mas não conseguiu vencer o goleiro.

Apenas o Boavista mexeu no intervalo. Mas a proposta de priorizar a marcação não mudou, inclusive, com o exagero de força em alguns momentos. Dinho foi vítima de duas entradas mais fortes dos zagueiros rivais em lances praticamente seguidos. O camisa nove não resistiu às pancadas, e deu lugar a Matheus aos sete minutos. O talento fez diferença a favor do Frizão: João Victor fez belíssimo lançamento para Rodrigo, que apenas esperou a bola quicar e emendou de primeira para abrir o placar.

Mais à vontade, o Friburguense usou de passes rápidos para envolver a zaga rival aos 21 minutos. Ricardo recebeu na entrada da área e disparou por cima. A partida parecia sob controle, quando o árbitro entendeu que a dividida entre o goleiro Felipe e o atacante adversário dentro da grande área foi faltosa. Pênalti assinalado, cobrado e defendido por Felipe no canto direito. 

Embalado, o Friburguense marcaria o segundo logo na sequência: Matheus aproveitou bola escorada na segunda trave e apenas completou de cabeça para as redes, aos 35 minutos. O Boavista conseguiu descontar dois minutos depois, em lance confuso na grande área. 

O Friburguense atuou com Felipe, Rodrigo, Murillo, Júnior e Ricardo; Rafael, Maxwel (Cleisson), João Victor e João Pedro (Humberto); Lucas e Dinho (Matheus).

Juvenil empata

Os dois atacantes marcaram, e o Friburguense empatou com o Tigres por 2 a 2 no estádio Eduardo Guinle, em partida realizada na tarde do último domingo, 24. Ramon Daudt e Ruan balançaram as redes no equilibrado duelo, válido pela quarta rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do estadual da categoria. No próximo sábado, 30, o Frizão viaja para enfrentar o Madureira, às 13h, em Conselheiro Galvão.

Com o time bastante modificado em relação à rodada anterior, o Friburguense buscava a reabilitação no estadual sub-17 contra o Tigres em Nova Friburgo. Dois atletas dos juniores, Ramon e Carlos Wallaf, desceram de categoria para reforçar a equipe. O Tricolor da Serra teve posse de bola e os espaços apareceram. Ramon Daudt aproveitou um deles, proporcionado pela insistência de Ruan, para abrir o placar aos 12 minutos.

Aos 34, os visitantes encontraram o gol de empate. João Victor defendeu no primeiro lance, mas no rebote não teve jeito. O goleiro tricolor voltou a trabalhar pouco mais tarde para evitar a virada depois de rápido contra-ataque.

O Friburguense voltou para o segundo tempo tentando pressionar nos minutos iniciais. Foi no toque de categoria de Ruan, encobrindo o goleiro, que o Frizão voltou a liderar o placar aos nove minutos. O Tricolor da Serra teve boa chance para ampliar em rápido contragolpe, mas Ruan adiantou demais na tentativa de passar pelo goleiro. O jogo ganhou em intensidade, e os visitantes tiveram oportunidade para empatar aos 32. 

A insistência deu resultado aos 38, e o placar terminou em 2 a 2 em Nova Friburgo. Nos pênaltis o Tigres errou um, enquanto o Tricolor da Serra converteu todas as cobranças para ficar com o ponto extra. O Friburguense atuou com João Victor, Lucas Santos, Alaor (Valdenilson), Carlos Wallaf e Wanderson; Ramon Frez, André Luiz (Wesley), André Lucas (Mateus Santos) e Lucas Emerich; Ruan (Diego) e Ramon Daudt.

No infantil, um duelo eletrizante. O Tigres marcou antes do primeiro minuto, e fez 2 a 0 sobre o Friburguense ainda antes do tempo técnico. No entanto, o Tricolor da Serra não se entregou. No fim das contas, o time visitante venceu por 3 a 2, mas os garotos do Frizão deixaram o campo aplaudidos pela dedicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade