Tradições e folclore suíços são tema de exposição no Teatro Municipal

Mostra, aberta até o dia 31, integra série de atividades do Agosto Suíço
quinta-feira, 24 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Tradições e folclore suíços são tema de exposição no Teatro Municipal

A edição 2017 do tradicional Agosto Suíço está chegando ao fim, mas os friburguenses e turistas que estiverem pela cidade ainda podem conferir a exposição “Suíça da Tradição e do Folclore à Criação”. A mostra, que fica em cartaz até a próxima quinta-feira,  dia 31 de agosto, pode ser visitada no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro, Centro. O espaço fica aberto de terça a domingo, das 13h às 18h.

Dentre as peças em exposição estão fantasias e roupas típicas. O evento mostra a tradição da produção do leite nas montanhas, a Guarda Suíça no Vaticano e os trajes típicos, que serviram de inspiração para a criação das fantasias do desfile do GRES Unidos da Tijuca no ano de 2015. De acordo com os organizadores, cheia de cor e detalhes, a mostra promete conduzir o público a uma viagem pela cultura e  tradições suíças. Ainda no mesmo local, paralelamente estão sendo exibidos pequenos vídeos sobre o país.

Assim como os demais eventos que integram a programação do “Agosto Suíço”, a exposição é uma parceria entre a Associação Nova Friburgo-Fribourg, Colônia Suíça de Nova Friburgo e a Casa Suíça, com apoio da Prefeitura Municipal. Neste domingo, 26, também como parte dos festejos da colônia, acontece o 5º Torneio Frialp de Bolão, a partir das 10h. Com entrada franca, a atividade acontece no Nova Friburgo Country Clube.

A colonização

A história de Nova Friburgo teve início ainda no século XIX, quando Dom João VI decidiu estabelecer aqui a primeira colônia de famílias suíças. A cidade foi batizada em uma referência a Fribourg, lugar de onde eram provenientes os primeiros colonizadores. Entre 1819 e 1820 chegaram a Nova Friburgo 261 famílias de colonos suíços para fixar suas residências. Hoje o município conta com dez colônias oficiais – suíça, alemã, italiana, portuguesa, libanesa, africana, japonesa, húngara, espanhola e austríaca.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | Frio | inverno
Publicidade