Tradicional festa de São Roque começa nesta sexta-feira com novena do santo

Pároco local convida toda a comunidade para participar das atividades
terça-feira, 04 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A igreja de São Roque, em Olaria
A igreja de São Roque, em Olaria

A partir do dia 7, até o dia 16, Olaria estará em festa. É a tradicional festa da Paróquia São Roque, na rua de mesmo nome. O pároco local, padre Flávio Vieira Jacques, convida toda a comunidade para participar das atividades religiosas e sociais ao longo desse período.

A festa tem início com a novena de São Roque na sexta-feira. Será celebrada missa às 19h15, com liturgia a cargo do Apostolado da Oração, Congregação Mariana e Legião de Maria e ofertório constando de açúcar.

Confira a programação completa da novena: sábado, 8, 19h, missa com liturgia a cargo do Grupo Jovem, Acólitos e Liturgia, e no ofertório, óleo; domingo, 9, 18h30, missa com liturgia da Capela São José, Escola São José e Capela Sagrado Coração de Jesus, e no ofertório, macarrão; segunda-feira, 10, 19h15, missa com liturgia da Cozinha, Cáritas Paroquial e Crisma, e no ofertório farinha de mandioca; e terça-feira, 11, 19h15, missa com liturgia da Caminhada de Emaús, Ordem Franciscana Secular e Acolhida, e no ofertório, arroz.

A novena prossegue na quarta-feira, 12, com missa às 19h15, tendo na liturgia Pastoral Familiar, Recasados, Meces e Vicentinos, e feijão no ofertório; quinta-feira, 13, 19h15, missa com liturgia a cargo do Curso Bíblico, ECC e Ornamentação, e fubá no ofertório; sexta-feira, 14, 19h15, missa com liturgia do Oratório de Nossa Senhora de Fátima, Batismo e EJA, com sal no ofertório; e sábado, 15, missa com liturgia a cargo da Catequese, Coroinhas/Perseverança e Pastoral da Criança, com café no ofertório.

O programa da festa de São Roque ainda prevê para o dia 11, terça-feira, entronização da nova imagem de São Francisco de Assis da Ordem Franciscana Secular. No dia 15, sábado, haverá o encerramento da novena, além da primeira comunhão e noite de caldos. No dia 16, domingo, dia do padroeiro, será dada bênção aos animais às 10h, seguindo-se almoço comunitário das 12h às 14h. Será celebrada missa solene às 17h e logo após procissão luminosa, para a qual os fiéis devem levar velas. A festa será encerrada com show da Caminhada de Emaús. Todos os dias estarão funcionando as barraquinhas de doces e salgados.

Trânsito em Olaria será debatido em reunião da Amabol e Mobilidade Urbana

O vice-presidente e presidente em exercício da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Olaria (Amabol), Francisco Rohen, está conclamando a comunidade olariense para a reunião marcada para a próxima quarta-feira, 12, às 19h30, na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria, na Rua Manoel Lourenço Sobrinho. Na ocasião será debatido o trânsito no bairro.

O presidente da Amabol tem recebido reclamações de moradores quanto ao barulho dos veículos, principalmente à noite e motivado por motos com descarga aberta. E vai apelar por fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), e sua Subsecretaria de Posturas, inclusive para que seja cumprida a conhecida lei do silêncio, que prevê silêncio absoluto após as 22h. Para a reunião foram convidados e já confirmaram presença o secretário e subsecretário Haroldo César de Andrade Pereira e Carlos Alberto Bayer, respectivamente. O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Eduardo Hespanha Matt, também deverá participar do encontro.

O problema é antigo em Olaria e os diretores da Amabol pedirão às autoridades a medição dos decibéis dos ruídos durante a noite no bairro, além da implantação de fiscalização sobre este assunto. “A série de reclamações se refere à parte da noite, depois das 22h, pois as motos ultrapassam o limite, com um barulho quase ensurdecedor dentro das casas, além do desrespeito à sinalização, inclusive com alta velocidade e avanço de sinal vermelho, podendo ocasionar acidentes. Vamos aproveitar a reunião da Amabol para debater o assunto com as autoridades competentes e cobrar fiscalização”, salienta Francisco.

Além da questão do barulho, a Amabol também aproveita a reunião da próxima quarta-feira para discutir mudanças no trânsito. Serão relembradas propostas antigas ainda não executadas, como alterações em pontos de ônibus, mão de direção de algumas ruas centrais do bairro e pelo menos um agente aos domingos por ocasião da realização da feira livre, entre outros assuntos.
Francisco observa que a participação nas reuniões da Amabol é gratuita.

Foto da galeria
O trânsito nas ruas centrais de Olaria é a pauta da reunião da próxima quarta-feira
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Olaria | igreja de são roque | novena
Publicidade