Tradicional Festa de Sant’Ana do Cônego começa sexta

Celebrações religiosas, carreata seguida da bênção dos carros e apresentações musicais fazem parte da programação, que vai até domingo
quarta-feira, 19 de julho de 2017
por Dayane Emrich
A praça do Cônego, com a Igreja de Sant'Ana ao fundo (Foto: Arquivo AVS)
A praça do Cônego, com a Igreja de Sant'Ana ao fundo (Foto: Arquivo AVS)

O dia 26 de julho é especial para os católicos, principalmente para os devotos de Nossa Senhora de Sant’Ana. Considerada pela tradição como a mãe de Maria e avó de Jesus, as celebrações em homenagem a padroeira do Cônego, em Nova Friburgo, terão início já nesta sexta-feira, 21, e seguem até a próxima quarta-feira, data dedicada à santa. Além de missas, fazem parte da programação, carreata seguida da bênção dos carros, almoço e apresentações musicais.

Dando início as atividades festivas, será realizada nesta sexta-feira, missa de abertura, às 19h, seguida de festival de quadrilhas. No sábado, 22, haverá santa missa, às 19h, e show com o cantor Cícero Adriano, às 20h30. No domingo, 23, será celebrada santa missa às 10h e às 18h; carreata seguida da benção dos motoristas e seus carros, motos, caminhões e bicicletas, às 11h; almoço da padroeira, às 12h; e show católico com a banda Caminheiros de Emaús, às 19h30.

Na próxima semana, no dia 24, segunda-feira, haverá Santa Missa da Esperança em intenção aos Avós Falecidos, às 19h; e na terça, 25, santa missa pelas famílias, também às 19h. Encerrando a programação, na quarta-feira, haverá Santa Missa com a unção dos doentes, às 15h; bênção das velas e meditação do Santo Terço, às 18h; Santa Missa e procissão, às 19h; e apresentação da Banda Euterpe Friburguense, 20h30. Todas as atrações acontecem na Praça de Sant’Ana, no Cônego.

Sobre Nossa Senhora de Sant’ana

Santa Ana ou Sant’Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Ela casou-se muito jovem, com Joaquim e, teve muita dificuldade de engravidar. Na verdade, por muito tempo acreditou-se que ela era estéril e, portanto, vista pela sociedade da época como amaldiçoada por Deus. Por isso, Santa Ana sofreu grandes humilhações, assim como São Joaquim, que foi censurado pelos sacerdotes por não ter filhos. Donos de muita fé, o casal sempre pedia à Deus para lhes abençoar com um filho, até que depois de muitos anos casados, um anjo apareceu para os dois e anunciou a chegada de um bebê, que seria Maria, mãe de Jesus.

De acordo com a história, no Ocidente, o culto a Sant’ana remonta ao século VIII. Em 710, as relíquias da avó de Jesus foram levadas de Israel para Constantinopla e, de lá, foram distribuídas para várias igrejas. A maior dessas relíquias ficou na igreja de Sant’Ana, em Durem, na Alemanha. No ano de 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho. Na década de 1960 o Papa Paulo VI juntou a esta data a comemoração de São Joaquim e, por isso, no dia 26 de julho comemora-se também o “Dia dos Avós”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: festa | festival | Turismo | Frio | inverno
Publicidade