Tomógrafo móvel chega a Cordeiro

Unidade ficará no município até 6 de junho
quarta-feira, 27 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra

O atendimento no tomógrafo móvel da Secretaria Estadual de Saúde no município de Cordeiro começou na terça-feira, 26. A unidade fica no município até o dia 6 de junho. Além dos moradores de Cordeiro têm acesso ao exame os pacientes que já tiverem a solicitação médica e residirem em Nova Friburgo, Carmo, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Sumidouro, Bom Jardim e Cantagalo. O equipamento está estacionado em frente ao parque de exposições.

O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 15h, a partir do agendamento prévio pela Secretaria de Saúde de cada município com a Secretaria Estadual de Saúde. O resultado dos exames fica disponível em um prazo de 15 dias e são entregues pelo município.

Última geração

Os exames de imagem possibilitam um diagnóstico preciso e rápido, além de permitir um tratamento mais adequado. A diferença entre a tomografia e a ressonância magnética não está na qualidade, mas, sim, nas aplicações e tecnologia.

Para tecidos moles, como encéfalo, medula espinhal e óssea, músculos, tendões, meniscos, cartilagem, fígado, vasos e artérias cerebrais, a ressonância é mais indicada por ter maior sensibilidade e especificidade diagnóstica. Já para pacientes vítimas de trauma, com cálculos renais e doenças do tórax, a tomografia é o procedimento ideal.

Números

Os serviços móveis de diagnóstico por imagem do governo do estado ultrapassam os 176 mil exames realizados. Dois tomógrafos, uma ressonância magnética e um mamógrafo móvel, que funcionam em carretas especiais e reúnem investimentos de R$ 13,4 milhões, são os responsáveis pelos números, inéditos no país.

Os equipamentos foram inaugurados para suprir a carência de regiões onde o acesso a exames de imagem na rede pública de Saúde é inexistente ou incapaz de atender à demanda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | atendimento | Secretaria Estadual de Saúde
Publicidade