Termo de cooperação vai melhorar condições de vias rurais de Friburgo

Parceria entre a prefeitura e a Emater-Rio foi renovada esta semana
quarta-feira, 19 de abril de 2017
por Karine Knust
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

As estradas vicinais de algumas das principais localidades onde se concentram a produção agrícola do município vão receber investimentos nos próximos dias. Pelo menos é o que garante a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Na última semana, o município renovou o termo de cooperação com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) para dar continuidade ao programa Estradas da Produção. As primeiras comunidades a serem assistidas serão Floresta Mendes, Serra Nova, Serra Velha e Florândia da Serra.

“As estradas da nossa localidade estão muito ruins, principalmente em dias de chuva. A via principal, onde passa o ônibus, chegou a receber obras no meio do ano passado e por isso está mais transitável, mas as estradas vicinais não foram contempladas na época. O problema não atinge só os produtores, mas quem mora na região. As crianças, por exemplo, às vezes ficam sem transporte para a escola porque as vans não conseguem passar”, conta o agricultor e vice-presidente da associação de pequenos produtores rurais de Florândia da Serra, Renato Cordeiro de Araújo.

Para Renato a iniciativa será mais do que bem-vinda. “Já tivemos algumas reuniões com o novo secretário de Agricultura e ele se mostrou muito solícito. Pediu que fizéssemos um plano de estradas para que eles pudessem identificar quais eram as mais precárias e assim iniciar o trabalho. A situação das estradas está terrível, mas sabemos que obras como essa demandam tempo devido a burocracia. Nossa expectativa é que o problema seja resolvido em breve.”  

Em reunião recente entre a prefeitura e o representante da coordenadoria de engenharia do órgão estadual, Emerson Ladgraft, foi acertada a cessão de uso de uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um trator com implementos e um caminhão basculante, que auxiliarão as secretarias de Obras e de Agricultura na conservação das estradas rurais do município.

“A novidade neste processo é a participação das associações de produtores rurais na elaboração do Plano Municipal de Estradas Rurais, documento que é fruto do diagnóstico dos pontos críticos de mobilidade e escoamento da produção agrícola e que foi construído com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e do Conselho dos Dirigentes das Organizações de Agricultores Familiares de Nova Friburgo (Conrural)”, afirmou o secretário de Agricultura, Alexandre Teixeira.

Com centenas de famílias de agricultores espalhadas pelas áreas rurais do município, Nova Friburgo é responsável pelo cultivo de diversas frutas, legumes e vegetais. Dentre eles estão tomate, alface, couve-flor, vagem, pimentão e jiló.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: agricultura | Emater-Rio
Publicidade