Termina hoje prazo para retirar ou transferir o título de eleitor

Eleições serão realizadas em 2 de outubro. Eleitor que não regularizar situação ficará com restrições
terça-feira, 03 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Quem pretende votar nas eleições 2016 mas ainda não procurou o cartório para se alistar, transferir o domicílio ou regularizar qualquer tipo de pendência existente junto ao Tribunal Regional Eleitoral terá que correr. Isso porque o prazo para o fechamento do cadastro termina nesta quarta-feira, 4.

Além dos jovens entre 16 e 18 anos que pretendem tirar o título, o prazo vale para os eleitores que mudaram de residência na mesma cidade ou para que aqueles com deficiência ou mobilidade peçam transferência para uma seção eleitoral especial.

O voto é obrigatório para todo brasileiro maior de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos. Jovens que completarem 16 anos até o dia 2 de outubro de 2016 (data do primeiro turno das eleições municipais), também podem se inscrever para votar.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Nova Friburgo, no cartório da 26ª Zona Eleitoral, o movimento registrado tem sido dentro do esperado nesses últimos dias e, até só até a manhã da última segunda-feira, 2, pelo menos 333 novos títulos haviam sido retirados. Os números são considerados razoáveis se comparados a 2012, quando — uma semana antes do fim do prazo — 347 títulos haviam sido solicitados.

Ainda conforme o TRE, o número de eleitores que procuraram o órgão para a transferência e regularização do título não teve aumento significativo. Vale destacar que, o eleitor que não se regularizar, terá diversas restrições como não poder obter passaporte e carteira de identidade, realizar empréstimo na Caixa Econômica Federal, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e se for aprovado em concurso público não poderá ser investido ou tomar posse no cargo.

Documentos exigidos para emissão do título

Para tirar o primeiro título eleitoral é necessário ir até um cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.

Já no caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

Em Nova Friburgo, os cartórios das 26ª, 81ª e 222ª Zonas Eleitorais funcionarão hoje, 4, das 10h às 19h, das 9h às 19h e das 8h às 19h, respectivamente. Os cartórios ficam situados na Praça Getúlio Vargas, 89, Centro (prédio do antigo fórum com entrada pela rua lateral, Ernesto Brasílio). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2523-1104.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eleições 2016
Publicidade