Teresópolis recebe mamógrafo móvel

Serviço da Secretaria de Saúde do estado atende também pacientes de Nova Friburgo
segunda-feira, 28 de abril de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Teresópolis recebe mamógrafo móvel
Teresópolis recebe mamógrafo móvel

 

 

Teresópolis é o quinto município a receber a unidade móvel de mamografia da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ). O serviço fica na cidade até o dia 14 de maio, instalado no Centro Materno Infantil, na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima (Avenida Lúcio Meira 1.130), beneficiando pacientes de outros seis municípios: Guapimirim, Magé, Carmo, Sumidouro, Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo.

 

 

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h. No período, estarão disponíveis exames de mamografia e ultrassonografia de caráter eletivo, através do encaminhamento prévio das Secretarias de Saúde de cada município envolvido.

 

 

O aparelho tem capacidade de realizar cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias diariamente, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram 20 minutos em média. As Secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pelo agendamento, pelo repasse de informações preparatórias para a realização dos exames, assim como pela entrega dos resultados, que acontece em até 15 dias. 

 

 

MAIS DE DOIS MIL EXAMES - Inaugurado em janeiro de 2014, o mamógrafo móvel já realizou 2.190 mamografias e 828 ultrassonografias, beneficiando mais de dois mil pacientes em todo o estado. A unidade móvel foi inspirada nos tomógrafos e ressonância magnética móveis projetos da SES, que já realizaram juntos mais de 120 mil exames desde 2009. 

 

 

Assim como nos dois serviços, o mamógrafo móvel foi instalado numa carreta especial, composta por dois mamógrafos, um aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade.

 

 

 

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade