Tenente cria grupo de apoio a bombeiros na reserva

Com apenas dois meses de existência, iniciativa já beneficia mais de 200 pessoas
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Tenente da reserva José Luis Souza Guerreiro é um dos administradores do grupo (Foto: Henrique Pinheiro)
Tenente da reserva José Luis Souza Guerreiro é um dos administradores do grupo (Foto: Henrique Pinheiro)

O tenente bombeiro da reserva José Luís Souza Guerreiro, junto a colegas, criou em julho deste ano o grupo de WhatsApp “Amigos para sempre”. O grupo de apoio aos bombeiros da reserva funciona dentro do universo do aplicativo de celular — e também através de encontros presenciais e ações concretas em benefício à sociedade.

“A ideia é ajudar os ex-companheiros de profissão, já que nenhum de nós é preparado para a aposentadoria. Através do grupo conversamos muito e incentivamos uns aos outros, agendamos encontros e promovemos atividades”, disse Guerreiro, acrescentando que “muitos colegas depois de afastados entraram em depressão, enfrentam o alcoolismo, entre outras dificuldades”, conta ele. 

Há poucos meses em atividade, o grupo possui 200 membros, de todo o estado do Rio de Janeiro, e destes, cerca de 80 trocam mensagens todos os dias. Além dos ex-militares e seus familiares, bombeiros ainda ativos fazem parte da iniciativa.

De acordo com Guerreiro, ao passar da ativa para a inatividade, os bombeiros tem uma mudança brusca na rotina. Os militares passam a dispor de um tempo antes inimaginável, isto é, eles se desligam dos compromissos regidos por regulamentos e juramentos, realizados durante toda a sua vida profissional, o que consequentemente faz surgir uma série de angústias e conflitos com o término da carreira. “Gostaríamos que o estado criasse um programa preparatório para a aposentadoria, incluindo palestras, acompanhamento psicológico, entre outros”, afirma.

Guerreiro destaca ainda que o grupo possui diversas normas. “Ele foi criado com o intuito de auxiliar pessoas, em especial os bombeiros. No grupo não são autorizadas mensagens sobre religião, política, futebol, opção sexual ou outro tema qualquer que fuja as reais intenções”, exclama.

“Além de ser um grupo de apoio aos militares, arrecadamos alimentos e/ou outros materiais para entidades sociais ou para alguém que esteja passando por dificuldades. Desta forma, nos mantemos em contato e continuamos trabalhando em prol da sociedade”, diz Guerreiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ação social
Publicidade