Teatro Municipal deve voltar a funcionar ainda este mês

Inaugurado em 2008, espaço estava sem alvará de funcionamento
sábado, 04 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Enquanto não é reaberto, o teatro só tem recebido eventos com lotação limitada pelos Bombeiros (Foto: Lúcio César Pereira / A Voz da Serra)
Enquanto não é reaberto, o teatro só tem recebido eventos com lotação limitada pelos Bombeiros (Foto: Lúcio César Pereira / A Voz da Serra)
Após meses interditado, finalmente o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura já tem data para voltar às suas atividades normais. Pelo menos é o que afirma a nova secretária de Cultura do município, Cristina Sacchetto. “No fim de julho o teatro voltará a funcionar normalmente, oferecendo toda a segurança necessária”.

No fim de julho o teatro voltará a funcionar normalmente, oferecendo toda a segurança necessária

Cristina Sacchetto

O teatro, com capacidade para 564 espectadores, estacionamento e galeria de arte, e que homenageia o patrono de A VOZ DA SERRA, foi inaugurado em 2008 e desde então tem sido alvo de polêmicas — uma delas é a falta de um alvará de funcionamento. No primeiro semestre de 2014, o Corpo de Bombeiros expediu um laudo exigindo adequações. Em setembro do mesmo ano, o então comandante do 6º GBM, João Luiz de Moraes, afirmou em entrevista concedida ao jornal que 90% das exigências para concessão do alvará já haviam sido cumpridas — restando apenas itens como a instalação de barras antipânico nas portas de entrada e saída lateral e de um corrimão em uma das rampas de saída laterais, além da apresentação de notas fiscais. 

Devido às pendências, o teatro foi autorizado a funcionar com capacidade reduzida de no máximo 400 adultos ou 300 crianças, podendo abrigar apenas algumas palestras e solenidades de porte médio. Dez meses depois, o espaço continua funcionando da mesma forma, sem poder receber grandes espetáculos. Cristina afirma que a demora se deve aos trâmites burocráticos. 

“Depois de verificar a falta do alvará, um laudo do Corpo de Bombeiros que exigia algumas adequações foi expedido e aí o espaço começou a abrigar apenas pequenos eventos da Prefeitura. Não tivemos nenhum problema estrutural apresentado no laudo, mas sim alguns detalhes que faltavam para garantir a segurança de todos. No entanto, até essas intervenções precisam ser licitadas. Em maio nós fizemos duas licitações, uma de certificação do teatro e uma dos equipamentos que seriam necessários. Os contratos foram assinados e as adequações já começaram”.

De acordo com a secretária, a empresa Redantec foi a única a participar das licitações e deve finalizar os trabalhos ainda este mês para que o espaço receba uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros e possa voltar a receber os mais diversos espetáculos.

O Teatro Municipal chegou a fazer parte da pauta da reunião realizada no início desta semana entre o prefeito Rogério Cabral, secretários municipais, vereadores e diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, na sede das entidades. Na ocasião, o presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, revelou que há meses vem mantendo negociações com o Sesc para trazer investimentos para a cidade, e um dos beneficiados seria o teatro, que, segundo Braulio, deve sofrer reformas na sua estrutura e ganhar equipamentos.  

De acordo com a Prefeitura, um dos motivos para essa possível parceria com o Sesc é o fato de o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura ser considerado de alto custo para o município. Segundo Rogério Cabral, o acordo está bem encaminhado, mas ainda falta acertar alguns detalhes para que a parceria seja concretizada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Teatro Municipal | Teatro Laercio Rangel Ventura | cultura | Teatro
Publicidade