Taça, calendário e fim de jejum: Frizão decide Copa Rio contra a Lusa

De olho no título, Merica prega humildade para segundo duelo
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
por Vinicius Gastin
Taça, calendário e fim de jejum: Frizão decide Copa Rio contra a Lusa

Muito mais do que a emoção de erguer a inédita taça e trazê-la para a serra. Conquistar o título da Copa Rio e quebrar o jejum de 12 anos sem conquistas oficiais, para o Friburguense, envolve inúmeros significados e expectativas por um futuro próspero. Num momento de indefinições quanto ao futuro dos estaduais, a afirmação no cenário do futebol nacional pode significar, inclusive, sobrevivência. O primeiro passo é garantir a vaga na série D do Brasileiro, que por consequência, traz a possibilidade de planejar uma temporada completa de competições.

Toda essa reunião de sonhos e objetivos nunca esteve perto de se transformar em realidade. O Friburguense nem precisa vencer a Portuguesa neste sábado, 22, às 16h, no estádio Luso-Brasileiro. Após vencer por 3 a 2 em Nova Friburgo, um empate basta ao time comandado por Merica. Se for derrotado por um gol de diferença (sem importar o número de gols marcados fora de casa) o título será definido nos pênaltis. Para ser campeã no tempo normal, a Lusa carioca precisa derrotar o Frizão por dois gols de diferença.

“Nossa campanha na Copa Rio é uma resposta rápida para as pessoas. Agora vamos ter que priorizar o calendário para o ano todo. Muita gente pensou que não fôssemos participar dessa Copa Rio, mas não, conseguimos entrar, já visando a Segunda Divisão. Conseguimos o objetivo que era disputar uma competição nacional no ano que vem. A nossa prioridade é escolher a Série D do Brasileiro, porque nos dá um calendário maior, nos possibilita a renovação dos atletas”, pontua o gerente de futebol, José Siqueira.

Léo não deve jogar

A escalação principal do Friburguense já não é mais um grande mistério. No entanto, ela depende das recuperações de dois jogadores. Um deles é Bidu, que fez tratamento intensivo durante a semana para recuperar-se da lesão na coxa. A tendência é que o capitão da equipe na ausência de Cadão fique à disposição de Merica. Além do volante, o lateral Léo também está em fase final de recuperação de contusão, mas o caso é mais complicado.

O retorno de Bidu, a princípio, será a única novidade na escalação. Desta forma, o Frizão deve ir a campo com Luiz Felipe, Sérgio Gomes, Pierre, Diego Guerra, Ricardo; Bidu, Vitinho, Lucas e Gleison, Ziquinha e Lohan.

“Mérito do grupo”

Um jogo com todos os ingredientes de uma grande decisão. No final das contas, o Friburguense conseguiu buscar a vitória de virada por 3 a 2 sobre a Portuguesa, e abriu uma pequena vantagem na disputa pela taça. Depois do triunfo na tarde do último domingo, 16, no Eduardo Guinle, o Tricolor da Serra joga por um empate no Luso-Brasileiro. Satisfeito com o resultado e com o desempenho da equipe, o técnico Merica destaca o comprometimento e reafirma a vontade de ser campeão, mas ressalta que ainda não há nada definido.

“Foi um grande jogo, mas não vamos levar essa partida para essa segunda metade. Vamos trazer as coisas boas e os erros para tentarmos conquistar esse título. Nova Friburgo merece, o Friburguense e esses jogadores também. Temos que trabalhar firme, pois não ganhamos nada ainda. Desde o primeiro jogo, em que ganhamos o Goytacaz, o pensamento é esse. E os jogadores estão comprando a ideia. Vejo um time muito aguerrido, com vontade de vencer. Não estamos satisfeitos em apenas nos classificarmos para uma competição nacional. Queremos o título também”, sustenta o técnico tricolor. 

Questionado sobre a reação durante o primeiro jogo da final, Merica foi categórico: “O mérito é todo dos jogadores.” O Friburguense teve a semana inteira de treinos até a partida decisiva na Ilha do Governador. O técnico Merica utilizou os dias para acertar detalhes e corrigir erros, e garante que não pretende mudar a postura de sua equipe fora de casa, mesmo com a vantagem.

“Não mudamos a postura em momento nenhum. O time joga pra frente em casa ou fora, buscando sempre o gol. Conseguimos uma pequena vantagem, considerável é verdade, mas lá será outro jogo. Temos que entrar focados, pois a Portuguesa mostrou que tem um time muito bem arrumado e de qualidade. É outra guerra”, prevê Merica. 

Destaque na primeira final, Vitinho ressalta vantagem por título

Desde que chegou ao Friburguense, Vitinho tomou conta da posição. Volante moderno, compõe o sistema defensivo, marca e possui qualidade para apoiar. Não é raro acertar um passe decisivo e participar de momentos capitais dos jogos. Na primeira partida da decisão da Copa Rio, contra a Portuguesa, Vitinho marcou o primeiro gol tricolor — e o primeiro dele pelo clube — na vitória por 3 a 2 no domingo passado. 

Peça importante no esquema de Merica, o volante de 24 anos fez uma breve avaliação sobre o desempenho do Friburguense no Eduardo Guinle. “Foi uma alegria imensa poder marcar pela primeira vez pelo Friburguense. Eu vinha buscando esse gol há bastante tempo e foi em um momento oportuno, em que o time pôde empatar. Fizemos uma boa partida. Nós tivemos alguns erros, mas corremos atrás e conseguimos buscar o resultado. Vamos levar uma vantagem para esse segundo jogo e tentar conquistar o título”, comentou Vitinho. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade