Supercopa SAF começa neste fim de semana com participação de dez times

A maior competição de futebol amador de Nova Friburgo e região vai ter o pontapé inicial neste domingo. Conheça as equipes que disputarão o título
sábado, 02 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Corujão domina o futebol amador municipal nos últimos anos e tenta recuperar hegemonia da Supercopa
Corujão domina o futebol amador municipal nos últimos anos e tenta recuperar hegemonia da Supercopa

A maior competição de futebol amador de Nova Friburgo e região vai ter o pontapé inicial neste domingo, 3. A Supercopa SAF movimenta o esporte municipal e repete a fórmula utilizada na última edição. Dez times vão disputar o título, já conquistado por Corujão e Vargem Alta, e a disputa promete ser intensa. A primeira e a última rodada vão acontecer no estádio Marcio Branco, no Stucky, e os demais jogos em sedes variadas. Existe a possibilidade de o estádio Eduardo Guinle, do Friburguense, sediar a semifinal da competição.

“Este já é considerado o principal campeonato de futebol amador de Nova Friburgo e da Região. É conhecido pela boa qualidade técnica das equipes e da organização, atraindo sempre grandes públicos”, diz o secretário municipal de Esporte, Renato Satyro.

Um evento na noite de terça-feira, 27, marcou o lançamento oficial da 3ª Supercopa SAF, já considerado o principal campeonato de futebol amador da Região Centro-Norte fluminense. Os jogos serão realizados entre os dias 3 de maio e 7 de julho, e dez equipes brigarão pela taça de campeão.

Divididos em dois grupos, os dois times se enfrentam em turno único na primeira fase. As quatro melhores colocadas de cada grupo (portanto apenas um time será eliminado no primeiro momento) se classificam para as fases seguintes, em sistema de mata-mata, até restarem duas agremiações para a grande decisão no estádio Marcio Branco.

Campeão e vice em grupos diferentes

Dentre estreantes e times que disputam a Supercopa pela terceira vez, Corujão e Vargem Alta surgem como os times a serem batidos. Ambos revezaram o primeiro e o segundo lugar nas edições anteriores, e prometem montar times fortes novamente para buscar o bicampeonato. O time da casa, o Stucky, que fazer melhor papel em comparação com as temporada anteriores, enquanto Amparo e Rio das Flores, em sua segunda participação, tenta realizar nova boa campanha, permaneceu invicto até as semifinais em 2014. Unidos do Alto, Barroso e Santa Clara estreiam no torneio e são candidatos a “zebras”, assim como o Cascatinha e o sempre bem organizado time do São Lourenço.

Um dos grupos será formado por Cascatinha, São Lourenço, Stucky, Vargem Alta e Unidos do Alto (Alto de Olaria). O outro grupo terá Amparo, Corujão (Olaria), Barroso (Olaria), Rio das Flores (Rio Bonito) e Santa Clara (Conselheiro Paulino). Cada rodada acontecerá em uma sede diferente. Desta forma, as comunidades terão a oportunidade de participar e prestigiar a competição. Mais de 300 atletas serão envolvidos diretamente e a expectativa é manter a boa média de público dos anos anteriores. A Supercopa é uma realização da Prefeitura de Nova Friburgo e patrocinada pela SAF. Outras empresas — Faol, P&B Veículos, RG Digital e Papa Entulho — apoiam a competição.

As equipes participantes

- Cascatinha: Depois de uma temporada ausente da Supercopa SAF, o Cascatinha tenta surpreender os adversários. O clube, de um modo geral, trabalha para voltar a ser forte no cenário municipal e uma boa campanha no torneio representaria um passo importante.

- São Lourenço: De acordo com os dirigentes, a interação para uma comunidade distante do Centro é importantíssima. A comunidade de São Lourenço é apaixonada por futebol, e mantém essa tradição ao longo dos anos. O campo existe há anos, e as finais do campeonato interno costumam reunir, em média, 600 pessoas. O esporte é o responsável por levar a população da localidade para as ruas aos finais de semana. A maioria do time deve ser formada por moradores de regiões próximas.

- Stucky: O Stucky deve mais uma vez apostar no entrosamento dos jogadores para buscar o inédito título. Há quatro anos, o Unidos do Roseiral representa o Stucky em amistosos e torneios pelos mais variados cantos da cidade e região. Desta forma, a base da Supercopa no ano passado deve ser mantida e alguns reforços incorporados ao elenco.

- Vargem Alta: Atual campeão da Supercopa SAF, o Vargem Alta é apontado como um dos favoritos para levar a taça. A equipe da zona rural manteve algumas de suas principais peças, e promete algumas novidades para a edição deste ano.

- Unidos do Alto: Estreante na Supercopa, o Unidos do Alto tenta levar a tradição de boas campanhas no Campeonato de Olaria para o âmbito municipal. A equipe é basicamente formada por amigos do Alto de Olaria, e chega à disputa credenciada pelo vice-campeonato de Olaria em 2014.

- Amparo: A equipe do quarto distrito de Nova Friburgo é sempre uma equipe que gera expectativa. Terceiro colocado na primeira edição, o Amparo aposta na força de sua comunidade e da torcida, que costuma lotar o estádio Guilherme Gripp e acompanhar a equipe fora de casa.

- Corujão: Protagonista do futebol amador em Nova Friburgo nos últimos anos, o Corujão chega com status de favorito. Com a base mantida e um título já conquistado na temporada, em Conselheiro Paulino, o time de Olaria terá que superar a ausência de Léo Rocha, que voltou a jogar profissionalmente pelo América-RJ. No entanto, a diretoria buscou alguns reforços para tentar recuperar a hegemonia da Supercopa, após o vice-campeonato em 2014.

- Barroso: Também estreante, o Barroso prepara o time para tentar surpreender na competição. Pouco cotado, a equipe de Olaria vai tentar superar a desconfiança para brigar pelas primeiras colocações da Supercopa.

- Santa Clara: Assim como o Barroso, o Santa Clara gera bastante expectativa entre os torcedores. Com um time ainda desconhecido pela maioria, o representante de Conselheiro Paulino tenta surpreender os favoritos para buscar o troféu inédito.

- Rio das Flores: Um dos times mais fortes da tradicional Copa Rural, o Rio das Flores foi semifinalista em sua primeira participação, na edição de 2014. Os jogos na localidade de Rio Bonito ficam bastante movimentados, e toda a comunidade local gosta bastante de esporte. Por isso, a equipe tem a responsabilidade de representar Rio Bonito e, no mínimo, tentar repetir a boa campanha da última temporada. 

  • Atual campeão, Vargem Alta é um dos favoritos para levar a taça em 2015

    Atual campeão, Vargem Alta é um dos favoritos para levar a taça em 2015

  • Jogos de abertura e decisão acontecem no estádio Marcio Branco, no Stucky

    Jogos de abertura e decisão acontecem no estádio Marcio Branco, no Stucky

  • Eduardo Guinle pode receber as semifinais da competição

    Eduardo Guinle pode receber as semifinais da competição

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol | Supercopa SAF
Publicidade