Supera Rio: aulas de graduação da Uerj podem ser retomadas dia 27

Muitos discursos de apoio, e alguns anúncios de medidas concretas em favor do retorno das aulas de graduação
segunda-feira, 20 de março de 2017
por Márcio Madeira
O deputado estadual Marcelo Freixo foi um dos convidados do evento que debateu a atual crise na universidade (Foto: Márcio Madeira)
O deputado estadual Marcelo Freixo foi um dos convidados do evento que debateu a atual crise na universidade (Foto: Márcio Madeira)

Muitos discursos de apoio, e alguns anúncios de medidas concretas em favor do retorno das aulas de graduação. Foi este o saldo obtido ao fim da primeira edição do fórum Supera Rio Uerj, promovido pelo deputado estadual Wanderson Nogueira em Nova Friburgo, na última sexta-feira, 17, com a presença de diversos parlamentares das três esferas de governo, e também da vice-reitora da universidade, professora Maria Georgina Muniz Washington.

O evento foi aberto com breves discursos por parte de Maria Georgina, seguida pelos deputados estaduais Jorge Felippe Neto e Wanderson Nogueira, e também pelo presidente do Diretório Acadêmico, Arthur Moura Pereira, pelo diretor do Centro de Tecnologia e Ciência da Uerj, Luis da Mota, e pelo vereador Zezinho do Caminhão.

Em seguida foram apresentados 15 painéis, cm 15 minutos de duração cada. O primeiro deles, intitulado “Instituto Politécnico da Uerj: histórico da formação e conquistas”; foi apresentado pelo ex-deputado Carlos Guimarães. Em seguida foi a vez dos deputados estaduais Eliomar Coelho e Flávio Serafini falarem sobre “Inovação tecnológica e ensino como saídas para a crise”. Já o terceiro painel, intitulado “Importância do Instituto Politécnico: momento atual e potencialidades”, foi apresentado pelo diretor do IPRJ, Ricardo Carvalho de Barros, ao passo que o ex-vereador e funcionário de carreira da Uerj, Marcelo Verly, falou sobre sua área de atuação, com o tema “Empreendedorismo Universitário: empresas Jr., Incubadoras de empresas e Parques Tecnológicos”. Por fim, o quinto e último painel tratou do cenário nacional das universidades públicas, e foi apresentado pelo deputado federal Glauber Braga. Em seguida as atividades se encerraram num debate com o deputado estadual Marcelo Freixo sobre democracia e direitos humanos

”Em primeiro lugar, este evento ressalta para a sociedade que a inovação tecnológica e o ensino são fundamentais para a superação da crise do estado, pois só assim a gente consegue sustentar o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento regional”, argumentou Wanderson Nogueira. “Atentos a isso, nós estamos chamando a sociedade para conversar e trazendo atores que são importantes, independentemente de bandeira partidária. Demonstramos também o reconhecimento do processo histórico na presença do ex-deputado Carlos Guimarães, e demos atenção às questões internas ao campus, ouvindo o ex-vereador Marcelo Verly e o professor Ricardo Barros. E, claro, trouxemos a própria reitoria da Uerj. Este evento coloca Nova Friburgo e a região no centro desta discussão, que vai avançar. A própria universidade já pede que o exemplo de Nova Friburgo seja levado aos outros polos em Teresópolis, Campos, São Gonçalo e a própria capital, como vai acontecer em breve”, continuou o parlamentar.

Durante a apresentação, Wanderson Nogueira divulgou também aquelas que se mostrariam as duas principais medidas concretas relacionadas à mobilização em favor da Uerj e ao Supera Rio. “O evento trouxe também compromissos de curto prazo. Podemos citar a agenda de compromissos apresentada pelo estado, através do secretário de Ciência e Tecnologia, Pedro Fernandes. E podemos assegurar que, se essa agenda for cumprida, então as aulas da graduação retornam no dia 27. Estamos confiantes a este respeito, porque desde que essa crise começou, nunca tivemos um ambiente tão positivo para que isso pudesse acontecer. E no caso específico do Instituto Politécnico, também temos garantida a construção do muro que separa o campus das instalações da fábrica. Já nesta semana os engenheiros da secretaria de Ciência e Tecnologia visitarão o campus, e o processo não deve ser nada burocrático, uma vez que deverá ser utilizada uma licitação já existente com a mesma finalidade. Esse é o primeiro passo, porque sem o muro a gente não pode fazer nada. Depois do muro a gente vai poder discutir a instalação da incubadora de empresas, a instalação da mesa de corte, gerando assim recursos para a própria unidade. E assim, no futuro, poderemos sonhar com a efetivação dos cursos já aprovados de Engenharia de Materiais e Engenharia Química. Mas não dá para pensar em novos cursos enquanto a gente não arrumar a casa diante da situação atual que a gente tem”, encerrou o parlamentar.

Já a vice-reitora da Uerj, Maria Georgina, ressaltou a importância da iniciativa ter partido de uma cidade do interior do estado. “Eu acho que é muito importante a realização deste evento, até porque dele participaram deputados estaduais e um deputado federal que nos ouvem, que ouvem a população. Daqui já saiu, pelo menos, o compromisso de deputados se juntarem nas bancadas no Rio e em Brasília, e eu só posso agradecer a essa iniciativa que começou por aqui, pelo IPRJ. Eu solicitei que o fórum vá também a Teresópolis e outros campi, porque os nossos problemas são de estado. Eu costumo dizer sempre que a Uerj vai além de Vila Isabel, nós temos treze polos. Então é muito importante que esses municípios venham com a gente e estejam juntos. É muito importante que esta iniciativa tenha partido do município, tenha nascido no interior. Isso é bastante significativo, não só para a Uerj, mas para todo o estado. Eu penso que é uma mudança, é um olhar diferente que a gente está tendo aqui.”

A próxima etapa do Supera Rio deve se chamar universidades, e unir Uerj, Uenf, Euzo e Faetec em encontro a ser realizado na capital do estado, ainda sem data ou local definidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: UERJ
Publicidade