Suíços também vão comemorar os 200 anos de Nova Friburgo

Objetivo do “Swissando", que vai durar todo o ano de 2018, é reforçar a amizade entre a cidade e o país
terça-feira, 05 de dezembro de 2017
por Alerrandre Barros
Foto de capa
O encontro do Swissando, no hotel Auberge Suisse

O Consulado da Suíça no Rio de Janeiro apresentou nesta terça-feira, 5, a programação oficial do “Swissando: Nova Friburgo 200 Anos”, série de ações que governo suíço começou a planejar nos últimos meses, em parceria com o governo do município, e que vai durar todo o ano de 2018, quando a cidade completa o bicentenário.

“Temos uma representatividade muito grande na história de Nova Friburgo e a comemoração do bicentenário é muito importante para o nosso país também, por isso, queremos reforçar nossa amizade através dessa e de outras ações. É um momento histórico e queremos deixar a nossa contribuição”, disse cônsul geral da Suíça no estado, Rudolf Wyss.

O evento aconteceu no acolhedor Auberge Suisse, no distrito de Amparo, onde o cônsul geral adjunto, Christophe Vauthey, apresentou uma programação que prevê repleta de troca de experiências, histórias e diversão, que inclui música, gastronomia, cinema, educação e, claro, futebol.

“Buscamos reforçar nossa amizade e mostrar, durante o próximo ano, uma Suíça atual, moderna, trazendo nosso know-how e a nossa simplicidade”, declarou Vauthey.

O “Swissando” vai trazer a Nova Friburgo os chefs Ben e Leo, finalistas da edição Masterchef França, além do cineasta suíço Jean-Théo Aeby e Thierry Jobin, do Festival Internacional de Filme de Fribourg (FIFF). O pianista Raphaël Sudan e o DJ Mugabo vão tocar na cidade. O escritor e jornalista Peter K. Wehrli vai apresentar suas obras .Um jogador de futebol suíço, cujo nome ainda não foi divulgado, também deve vir bater um papo na cidade.

“Não sei se continuaremos amigos no dia 17 de junho, quando a Seleção Brasileira enfrentará a Suíça na Copa da Rússia”, disse Vauthey, brincando. “Mas certamente estaremos aqui em Nova Friburgo para compartilhar esse momento histórico com vocês”.

O prefeito Renato Bravo disse que planeja montar uma “arena” com telão para que friburguenses e suíços assistam ao jogo juntos na cidade. “A Fifa pensou em Nova Friburgo ao sortear a partida do Brasil com a Suíça”, brincou. “Vai ser um dia muito especial para a cidade. Pode deixar, cônsules, vamos dividir a torcida igualmente. Quero agradecer o carinho e o prestígio dado à nossa cidade. Faremos uma bonita festa”.

A Prefeitura de Nova Friburgo deve divulgar parte da programação oficial do governo para os 200 anos município ainda este mês. Além de Bravo, o vice-prefeito Marcelo Braune, a primeira-dama Cristina Bravo, secretários de governo, vereadores e empresários também participaram do evento.

 

O que vai acontecer no “Swissando”

História e educação

  • De janeiro a março, apoio a um projeto de educação (ainda a ser definido) sobre história com Instituto Dom João VI, em Nova Friburgo.
  • De 10 a 17 de maio, o consulado participará dos eventos oficiais em Nova Friburgo e acompanhará o presidente do Parlamento suíço, Dominique de Buman, e outros representantes políticos suíços à cidade.
  • Em 14 de maio, haverá apresentação de uma peça teatral sobre a imigração suíça no Brasil criada pela Escola Suíça-Brasileira do Rio de Janeiro.

Gastronomia

  • De 16 de abril a 23 de abril, os chefes Ben e Leo, finalistas da edição Masterchef França, vão dar oficinas de culinária em Nova Friburgo em colaboração com a Escola Superior de Gastronomia da Universidade Cândido Mendes.

Cerveja especial

  • No primeiro trimestre de 2018 será lançada a cerveja artesanal em comemoração aos 200 anos da imigração Suíça para o Brasil, elaborada pela cervejaria Capitão Bock.

Comunicação

  • Durante todo o ano de 2018, o consulado planeja realizar troca de informações entre veículos de comunicação da Suíça e do Brasil, entre eles A VOZ DA SERRA e o jornal suíço La Liberté.

Línguas nacionais suíças

  • Em março, o mês da francofonia, terá palestra de um filósofo suíço (a ser divulgado) em colaboração com uma universidade de Nova Friburgo.
  • Em abril, a semana da língua alemã, haverá apresentação das obras e presença do escritor e jornalista suíço Peter K. Wehrli.

Esporte

  • Em abril, vai acontecer o “Futebol Academia”, quando uma personalidade suíça do mundo do futebol visitará a Nova Friburgo para troca de experiências.
  • Em 17 de junho, primeiro jogo da Seleção Brasileira contra a Seleção Suíça na Copa do Mundo na Rússia. Haverá evento oficial na cidade a ser definido com apoio do consulado.   
  • Em 18 de agosto, acontecerá o Mountain Bike Cup com participação de uma equipe da Suíça.

Música

  • Em 30 ou 31 de março, haverá concerto do pianista suíço Raphaël Sudan, por ocasião de sua turnê pela américa do sul.
  • Em maio, o DJ Mugabo tocará em Nova Friburgo. O consulado quer levar um DJ brasileiro para o réveillon 2018 no clube FriSon em Fribourg, na Suíça.

Audiovisual

  • De outubro de 2017 até dezembro de 2018, intercâmbio de estudantes da  École cantonale d'art de Lausanne (Ecal) com o Serra Ação, o pólo audiovisual de Nova Friburgo e região.
  • De novembro a dezembro de 2017, produção de um documentário sobre a Casa Suíça, em Nova Friburgo, e a Sociedade Filantrópica do Rio de Janeiro.
  • De janeiro a março de 2018, produção de vídeos sobre diferentes famílias descendentes de suíços em Nova Friburgo.

Cinema

  • De 4 a 11 de maio, semana com apresentação de filmes da cidade Fribourg e oficina com o cineasta suíço Jean-Théo Aeby.
  • Em junho, oficina com Thierry Jobin, diretor artístico do Festival Internacional de Filme de Fribourg (FIFF).
  • De outubro de 2017 a dezembro de 2018, apresentação de filmes suíços em Nova Friburgo.

 

LEIA MAIS

Durante debate, ações para o bicentenário foram apresentadas

Ação faz parte do projeto “Nova Friburgo 200 anos, uma canção de amor”

Enquanto alguns apontam lixeiras, brinquedos e aparelhos de ginástica quebrados, outros destacam policiamento constante e amplo espaço para lazer

Publicidade
Agora Faz
TAGS: 200 anos