Sub-15 do Friburguese volta de Portugal com título da série prata

Intercâmbio, boas histórias e repercussão internacional na bagagem tricolor
terça-feira, 18 de abril de 2017
por Vinicius Gastin
Foto de capa
Jogadores e comissão técnica reunidos antes de uma das partidas em Portugal

De Portugal, os meninos da categoria infantil do Friburguense trouxeram histórias inesquecíveis, experiências e uma taça para coroar as boas apresentações dentro de campo. Durante a última semana, desde o dia 10, a delegação tricolor esteve em terras portuguesas para disputar o Torneio Marítimo Centenário categoria sub-15 (infantil/iniciados). E fez bonito, retornando para Nova Friburgo com o título da série prata e vitórias marcantes.

Na partida de estreia, os meninos enfrentaram a Seleção da Ilha da Madeira, na casa do adversário, no Campo Adelino Rodrigues. O Tricolor sentiu a longa viagem, as adaptações aos horários e não conseguiu um bom resultado. Contudo, a recuperação aconteceu logo na segunda rodada, e de forma bastante expressiva. O Frizão aplicou uma goleada por 4x0 sobre ninguém menos que o Sporting, um dos maiores clubes de Portugal. 

A equipe comandada por Fellipe Malhard, Sávio Badini, Ana Paula Siqueira e demais integrantes da comissão técnica, coordenada pelo gerente de futebol José Siqueira, chegou à terceira rodada dependente de uma vitória para avançar de fase. E assim o fez, ao bater o Barreirense por 1x0, com o gol de Wallace. Diante do Nacional, pelas quartas de final, o resultado não foi positivo.

Após a derrota, o Friburguense ainda teve a possibilidade de disputar a série prata da competição. Ao bater o time da Formação Madeira por 1x0, o Tricolor da Serra avançou para a final da série do Torneio Marítimo Centenário 5. Na grande decisão, vitória do Frizão e título conquistado em solo português.

Participaram do torneio, na Ilha da Madeira, além do Tricolor da Serra, os times locais, a exemplo do Marítimo (organizador do campeonato) e Nacional, ambos da primeira divisão portuguesa, e outros de menor expressão da Ilha. Os gigantes Porto, Sporting e Benfica também participaram assim como o Andorinha, que revelou o craque Cristiano Ronaldo. 

O convite ao Friburguense surgiu a partir do contato entre o gerente de futebol, José Siqueira, e o pai dos japoneses Toshyia (hoje no Avaí-SC) e Shoya, que recentemente passaram pelo Tricolor. A confiança no dirigente fez surgir a oportunidade para que Siqueira ajudasse em uma negociação para renovar o contrato de Shoya com o Marítimo.

“Na época nós liberamos os dois jogadores praticamente sem um acerto financeiro. Tivemos apenas um valor pequeno sobre o Shoya porque o pai insistiu em fazer, até porque já tínhamos recebido pela viagem ao Japão. No final do ano, o Shoya estava para renovar o contrato, e como o pai dele confia em mim, me pediu para ir à Portugal para resolver a renovação. O Friburguense é bastante conhecido por lá”, destaca Siqueira, que cita ainda um momento curioso: “Quando eu fui dar a camisa do clube para o presidente do Marítimo, ele olhou, reconheceu o Friburguense e a Stam, elogiando a fechadura produzida pela empresa. Às vezes não temos noção do que é a capacidade de divulgação e reconhecimento”.

A partir daí, e nos praticamente cinco dias em que Siqueirinha esteve por lá, os laços se estreitaram. Num primeiro momento o clube aprovou o convite, mas não confirmou presença por conta dos altos custos que envolvem a viagem. Já no voo de volta ao Brasil, junto a um dos representantes do pai de Toshyia e Shoya no Brasil, Mitsuo, surgiu a possibilidade de uma conversa para levantar os valores.

Uma reunião foi feita com os pais dos jogadores, que compraram a ideia. 

LEIA MAIS

Dono de quatro títulos no torneio nacional, Jorge Coutinho participou pela sétima vez do evento, em São Paulo, na categoria até 63,5kg faixa preta

Com 2ª vitória seguida, agora sobre São Cristóvão, time segue na briga por uma vaga nas semifinais da Série B

Time entra na semana final de preparação para a segundona: longa caminhada para tentar voltar à elite

  • Friburguense foi representado pelo time sub-15 na competição internacional

    Friburguense foi representado pelo time sub-15 na competição internacional

  • Capitão Bernardo Valente recebeu a taça

    Capitão Bernardo Valente recebeu a taça

Publicidade
Agora Faz
TAGS: Friburguense