Sub-15 do Friburguese volta de Portugal com título da série prata

Intercâmbio, boas histórias e repercussão internacional na bagagem tricolor
terça-feira, 18 de abril de 2017
por Vinicius Gastin
Jogadores e comissão técnica reunidos antes de uma das partidas em Portugal
Jogadores e comissão técnica reunidos antes de uma das partidas em Portugal

De Portugal, os meninos da categoria infantil do Friburguense trouxeram histórias inesquecíveis, experiências e uma taça para coroar as boas apresentações dentro de campo. Durante a última semana, desde o dia 10, a delegação tricolor esteve em terras portuguesas para disputar o Torneio Marítimo Centenário categoria sub-15 (infantil/iniciados). E fez bonito, retornando para Nova Friburgo com o título da série prata e vitórias marcantes.

Na partida de estreia, os meninos enfrentaram a Seleção da Ilha da Madeira, na casa do adversário, no Campo Adelino Rodrigues. O Tricolor sentiu a longa viagem, as adaptações aos horários e não conseguiu um bom resultado. Contudo, a recuperação aconteceu logo na segunda rodada, e de forma bastante expressiva. O Frizão aplicou uma goleada por 4x0 sobre ninguém menos que o Sporting, um dos maiores clubes de Portugal. 

A equipe comandada por Fellipe Malhard, Sávio Badini, Ana Paula Siqueira e demais integrantes da comissão técnica, coordenada pelo gerente de futebol José Siqueira, chegou à terceira rodada dependente de uma vitória para avançar de fase. E assim o fez, ao bater o Barreirense por 1x0, com o gol de Wallace. Diante do Nacional, pelas quartas de final, o resultado não foi positivo.

Após a derrota, o Friburguense ainda teve a possibilidade de disputar a série prata da competição. Ao bater o time da Formação Madeira por 1x0, o Tricolor da Serra avançou para a final da série do Torneio Marítimo Centenário 5. Na grande decisão, vitória do Frizão e título conquistado em solo português.

Participaram do torneio, na Ilha da Madeira, além do Tricolor da Serra, os times locais, a exemplo do Marítimo (organizador do campeonato) e Nacional, ambos da primeira divisão portuguesa, e outros de menor expressão da Ilha. Os gigantes Porto, Sporting e Benfica também participaram assim como o Andorinha, que revelou o craque Cristiano Ronaldo. 

O convite ao Friburguense surgiu a partir do contato entre o gerente de futebol, José Siqueira, e o pai dos japoneses Toshyia (hoje no Avaí-SC) e Shoya, que recentemente passaram pelo Tricolor. A confiança no dirigente fez surgir a oportunidade para que Siqueira ajudasse em uma negociação para renovar o contrato de Shoya com o Marítimo.

“Na época nós liberamos os dois jogadores praticamente sem um acerto financeiro. Tivemos apenas um valor pequeno sobre o Shoya porque o pai insistiu em fazer, até porque já tínhamos recebido pela viagem ao Japão. No final do ano, o Shoya estava para renovar o contrato, e como o pai dele confia em mim, me pediu para ir à Portugal para resolver a renovação. O Friburguense é bastante conhecido por lá”, destaca Siqueira, que cita ainda um momento curioso: “Quando eu fui dar a camisa do clube para o presidente do Marítimo, ele olhou, reconheceu o Friburguense e a Stam, elogiando a fechadura produzida pela empresa. Às vezes não temos noção do que é a capacidade de divulgação e reconhecimento”.

A partir daí, e nos praticamente cinco dias em que Siqueirinha esteve por lá, os laços se estreitaram. Num primeiro momento o clube aprovou o convite, mas não confirmou presença por conta dos altos custos que envolvem a viagem. Já no voo de volta ao Brasil, junto a um dos representantes do pai de Toshyia e Shoya no Brasil, Mitsuo, surgiu a possibilidade de uma conversa para levantar os valores.

Uma reunião foi feita com os pais dos jogadores, que compraram a ideia. 

  • Friburguense foi representado pelo time sub-15 na competição internacional

    Friburguense foi representado pelo time sub-15 na competição internacional

  • Capitão Bernardo Valente recebeu a taça

    Capitão Bernardo Valente recebeu a taça

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade