Sobe para 9 número de confirmados com febre amarela no estado

Hemocentro volta a funcionar em horário habitual a partir desta segunda-feira
sexta-feira, 31 de março de 2017
por Dayane Emrich
Sobe para 9 número de confirmados com febre amarela no estado

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na noite da última quinta-feira, 30 de março, mais dois casos de febre amarela no estado do Rio de Janeiro. A doença acometeu dois moradores da zona rural do município de Casimiro de Abreu, onde também foram registrados outros cinco casos da doença, um deles fatal. Há ainda um caso registrado em São Fidélis, no Norte fluminense, e um em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Neste último, o paciente contraiu a doença em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu, os dois pacientes — Eduardo Freedman Lemos e Oswaldo Gomes de Azevedo — estão se recuperando em casa e passam bem. Ainda conforme a pasta, eles estão sendo acompanhados pela equipe médica do Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes.

A Prefeitura de Casimiro de Abreu informou ainda que na última sexta-feira, 31 de março, mais três mil doses estariam disponíveis nos postos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Com esse novo lote a prefeitura estima que 48.320 pessoas tenham sido vacinadas, contemplando toda a população de Casimiro de Abreu.   

Mutirão percorre zona rural

Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado, 1º, mais um mutirão de bloqueio contra a febre amarela. Os distritos de Amparo, Riograndina, Campo do Coelho e Mury receberão as equipes de saúde, que irão atuar com os chamados postos volantes.

Em nota encaminhada à imprensa, a prefeitura informou ainda que, “como a população dos distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e adjacências já foi imunizada em sua totalidade, as equipes percorrerão outras localidades, indo de casa em casa, em busca de cidadãos aptos a tomar a vacina e que ainda não tenham se imunizado”, diz trecho do texto.

Já o Comitê de Gestão da Saúde afirmou que a população não precisa se preocupar, pois a campanha de imunização continuará enquanto houver pessoas que necessitem das doses. Embora ainda não tenha sido divulgada, a prefeitura está definindo uma nova estratégia de campanha para a próxima semana.

De acordo com o governo municipal, a expectativa é que 100 mil pessoas estejam vacinadas até o início da próxima semana. “Até esta terça-feira, 4, acredito que atingiremos esse número. Número muito grande para duas semanas de campanha. Assim poderemos, então, reduzir as doses diárias, não porque acabou a vacina, mas porque precisamos voltar com a rotina normal nas unidades de saúde”, disse a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna.

Sobre a causa da morte do macaco encontrado na última quarta-feira, 29 de março, na localidade de Toca da Onça, nas proximidades da RJ-142 (Serramar), no distrito de Lumiar, a pasta informou que o laudo deverá ficar pronto em até 15 dias. Há suspeita de febre amarela, devido à proximidade com Casimiro de Abreu, onde cinco casos de infecção pela doença foram confirmados em humanos.

Hemocentro volta ao horário habitual

O hemocentro voltará a funcionar em horário habitual, das 8h às 11h30, a partir desta segunda-feira, 3. A unidade estava funcionando em horário estendido, das 8h às 16h, desde o último dia 20, com o objetivo de incentivar a doação da população antes de se vacinarem contra a febre amarela.

Isso porque, conforme já anunciado, aqueles que tomarem a vacina contra a febre amarela não podem fazer doação no período de 30 dias. A prefeitura esclarece ainda que: “O consumo de sangue no Hemocentro de Nova Friburgo está alto desde o início do ano, quando começaram a ser promovidos mutirões de cirurgias no Hospital Municipal Raul Sertã. Em pouco mais de três semanas foram realizadas mais de 100 cirurgias na unidade e cada uma delas necessita de pelo menos duas bolsas de sangue. Além disso, o Hemocentro friburguense também atende a outros 13 municípios da região, o que exige um estoque de sangue ainda maior na unidade”.

Para doar é necessário ter entre 18 e 65 anos; pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação). O hemocentro situa-se em um anexo ao pátio do Hospital Municipal Raul Sertã. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela
Publicidade