Sobe em 35,7% o número de assassinatos em Nova Friburgo, revela o ISP

Pelo menos 19 homicídios foram registrados no ano passado; roubos a pedestres dispararam
sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017
por Alerrandre Barros
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Os índices de violência em Nova Friburgo tiveram ligeira piora em 2016. As estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que foram registrados 19 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) — 35,7% a mais do que no ano anterior. O total de 1.042 furtos foi menor em relação a 2015, mas os roubos aumentaram e chegaram a 169 casos no ano passado.

Os dados de dezembro foram divulgados pelo ISP nesta quarta-feira, 1º, e A VOZ DA SERRA compilou as planilhas de cada mês e mostra, na tabela ao lado/abaixo,  o total de ocorrências registradas na 151ª DP nos dois últimos anos. Só em julho do ano passado, cinco pessoas foram assassinadas na cidade em decorrência de envolvimento com o tráfico de drogas nas regiões de Olaria e do distrito Conselheiro Paulino.

O total de mortes violentas (que reúne homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e homicídios decorrentes de oposição à intervenção policial) cresceu 44,4% no ano passado, passando de 18, em 2015, para 26, em 2016. De um ano para o outro, as tentativas de homicídio chegaram a 31 casos - número expressivo, mas que se manteve praticamente estável.

Os casos de roubo a pedestres (71,4%), de celular (166%) e de cargas (350%) dispararam no ano passado, revela o ISP. Por outro lado, o número de roubos a estabelecimentos comerciais (45,4%), residência (70,5%) e veículos (16%) caíram na comparação com 2015.

A produtividade policial não seguiu a curva de crescimento de 2015. Em 2016, houve redução de 19,8% das prisões (com entrada no sistema prisional) em comparação com o ano anterior. Situação diferente ocorreu quanto às apreensões de adolescentes encaminhados ao sistema socioeducativo: um aumento de 3,4% em 2016. A apreensão de armas também caiu em 27,9% no ano passado.

Para a Associação Brasileira de Profissionais de Segurança no Rio de Janeiro, a piora nos índices de segurança é reflexo do rearranjo interno nos grupos criminosos e também da crise financeira pela qual passa o estado. As dificuldades financeiras têm atrasado o pagamento do 13º salário, a quitação do Regime Adicional de Serviço (RAS) e do adicional por metas alcançadas, referente ao segundo semestre de 2015. A Polícia Civil, por exemplo, está em greve desde janeiro.

A secretaria estadual de Segurança informou que está atenta aos números do ISP e vem trabalhando para fortalecer o patrulhamento na cidade assim como regularizar, junto com outras pastas, a situação das corporações agravadas pela crise.

 

Foto da galeria
O índice da violência em Nova Friburgo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Segurança pública | índice de criminalidade
Publicidade