Só pedrada! No dia do rap nacional, conheça o grupo friburguense Bloco Qu4tro

Música dos rappers de Friburgo já possui mais de dois milhões de visualizações no YouTube
quinta-feira, 06 de agosto de 2015
por Ana Blue

Salve, geral! Hoje, dia 6 de agosto, é comemorado o dia do rap nacional. O rap (sigla em inglês para “rhythm and poetry”) tem sua origem na Jamaica, lá pelos anos 60, estourando nos EUA na década seguinte, se expandindo principalmente entre as classes sociais mais pobres de Nova York e, mais tarde, chegando também a outros países, como o Brasil. Em suas letras contundentes, uma mistura de crítica social, política e utopia, acompanhada de uma batida que casa bem com a letra e sonoridade que funciona em qualquer idioma.

Quem bolou a ideia de comemorar a data oficialmente foi o deputado Geraldo Vinholi, em São Paulo, em 2008. “OK, mas o que que isso tem a ver com Friburgo? Afinal, rap não é coisa lá dos rincões paulistas, os mano, as mina das quebradas?”. E eu respondo: tudo, o rap tem tudo a ver com Friburgo. Friburgo respira rap e você nem sabia.

A cultura hip hop nacional também fez e faz seus frutos por aqui — e frutos donos de um talento inquestionável, diga-se de passagem. E para ilustrar bem a data e apresentar a prata da casa, AVS conversou com João Lamarca, Yure Santos e Rúrik Gismonti, integrantes do grupo Bloco Qu4tro, que se formou em Friburgo em 2012 (o nome Bloco Qu4tro faz referência à formação inicial, que tinha quatro integrantes). “Por que montar um grupo de rap em Friburgo?”, pergunto eu. João responde: “Por amor. Amor ao que se faz. Todos nós já escrevíamos letras e rimas, então nos unimos pra pôr nosso pensamento e mensagem tudo junto na rua através do rap”. E isso todo mundo sabe: há sempre muito pra dizer por aqui.

A ambição é ganhar o cenário nacional — eles deixam isso bem claro durante a conversa. E, para isso, se jogam na rua de verdade: além de viajarem pelo país para participar de shows e rodas de rimas — o grupo já realizou mais de 100 shows —, o trabalho é amplamente divulgado na internet. No YouTube, a música “Ela é zika memo” já tem mais de 2 milhões de visualizações, somando-se todos os canais que já a replicaram. No Facebook, são oito mil seguidores, no YouTube, três mil.

O Bloco Qu4tro é parte integrante do coletivo Revés, que vem trabalhando a cultura hip hop em Nova Friburgo desde 2009 e já foi apresentado em diversas matérias aqui no AVS. Fundado pelo produtor musical Alexandre Topini, o Estúdio Revés, localizado no Cordoeira, já lançou diversos artistas na cidade. Lá foram gravados todos os trabalhos do Bloco Qu4tro — sendo o CD Eternamente, lançado em outubro de 2013, e a mixtape Aqui é Assim, de dezembro de 2014, os principais.

Atualmente o grupo está em fase de produção de um novo clipe, a ser lançado no próximo mês. A música em questão, “Provecto”, conta um pouco da história do grupo.

Você poderá encontrar o Bloco Qu4tro na roda cultural ArteRua, que acontece todas as sextas, às 20h, na Praça do Suspiro. Na internet, eles estão no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.

No mais, viva o rap brasileiro! Salve Racionais, Thaíde e DJ Hum, Sabotage, Emicida, Criolo, Projota, Rashid, Marcelo D2, Marechal, Renegado, D-Eciemy, Chaulyn, FlowZen... Ler sobre o rap é legal, mas o rap é como o amor: não há quem explique – mas também não há quem não entenda.

Foto da galeria
João Lamarca, Rúrik Gismonti e Yure Santos já fizeram mais de 100 shows pelo Brasil (Foto: Josué Ferraz)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: bloco qu4tro | friburgo | dia do rap nacional
Publicidade