Siqueira crê em desfecho positivo para o Frizão na Justiça

Portuguesa acusa Tricolor da Serra de ter escalado irregularmente o zagueiro Diego Guerra
terça-feira, 25 de outubro de 2016
por Vinicius Gastin
Gerente de futebol do Frizão, Siqueira mostra otimismo e crê em desfecho positivo para o Tricolor da Serra (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Gerente de futebol do Frizão, Siqueira mostra otimismo e crê em desfecho positivo para o Tricolor da Serra (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Era quarta-feira, 26 de outubro, quando o gerente de futebol do Friburguense, José Siqueira, recebeu o comunicado de uma denúncia feita pela Portuguesa ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). Em meio à preparação para a grande final da Copa Rio, a acusação por parte do clube luso de que o Tricolor da Serra teria escalado irregularmente o zagueiro Diego Guerra trouxe um misto de surpresa e incerteza ao estádio Eduardo Guinle.

Logo no dia seguinte, Siqueira e a comissão técnica reuniram os jogadores para esclarecer os fatos, antes mesmo que a informação fosse oficializada e pudesse circular na imprensa, algo que começou a acontecer apenas na véspera da decisão. O que poderia significar desmotivação transformou-se em combustível extra para o Friburguense. O gerente de futebol, inclusive, revela o que disse o goleiro Luiz Felipe, destaque da partida decisiva, durante a reunião com o elenco.

“O Luiz Felipe pediu a palavra e disse que o título estava dentro dos nossos corações, sem importar o resultado do julgamento. Foi uma das melhores coisas que escutei nesses 20 anos à frente do clube. Um grupo desse não poderia dar errado, e ele fez um gol no último minuto. Foi algo divino. Estão todos felizes e o título está nos nossos corações. Só posso agradecer a cada um que abraça esse projeto, e que ele continue no caminho certo, pois sabemos que ele é longo”, comentou Siqueira.

A festa em campo logo depois da vitória na disputa de penalidades não pôde ser completa. Faltou a taça, que poderá ser definitivamente conquistada nos tribunais. O clube espera a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD - RJ) oferecer ou não denúncia sobre o caso, mas se depender do otimismo de Siqueira, o Friburguense tem boas possibilidades de conseguir um resultado positivo. A data do julgamento ainda não está definida, e ao contrário das previsões iniciais, ele só deve acontecer na próxima semana.

“O que a Portuguesa falou na denúncia dela tem fundamento, utilizando o artigo 37, mas também temos nossas razões. Temos provas para mostrar que o falado por eles está errado, que nós cumprimos os prazos, temos os documentos. Foi tudo dentro do prazo. O jogador é nosso, está no Friburguense há tempos. Agora os nossos advogados vão trabalhar, mostrar nossas provas e conquistar a nossa inocência. Até conseguimos junto ao Macaé alguns documentos que mostram que somos campeões dentro e fora de campo”, destaca Siqueira.

O grande imbróglio envolvendo a questão tem a ver com a diferença de interpretações entre os regulamentos geral da CBF e o que rege a Copa Rio e as competições estaduais. De acordo com o regulamento da Copa Rio, a inscrição do jogador é o próprio contrato, que sempre esteve vigente entre o zagueiro e o Tricolor da Serra.

De acordo com Siqueira, o zagueiro Diego Guerra foi inscrito dentro do prazo correto, ou sejam antes de 29 de agosto, e só entrou em campo depois de ter a condição de jogo regularizada.

“Temos que enfrentar os tribunais agora, já que o título ainda não foi homologado. É outra fase, foi uma surpresa para nós aparecer esse caso. O nosso departamento jurídico está trabalhando. O Diego sempre foi jogador do Friburguense, e a inscrição foi feita dentro do prazo correto. Além disso, ele só entrou em campo depois de 14 de setembro, já em condições de atuar. Vamos trabalhar fora de campo, e as possibilidades são boas. Claro que são vários auditores, e não sabemos de que forma eles irão interpretar. É algo novo para a gente. Estou no clube há 20 anos e vai ser a primeira vez que vou a um tribunal”, finaliza o gerente de futebol do Friburguense.

Um dos heróis do título, Luiz Felipe exalta a “Família Friburguense”

Nenhum autor seria capaz de escrever um enredo tão belo. Nem mesmo Luiz Felipe poderia imaginar um dia como o 22 de outubro de 2016. Dia em que não foi apenas goleiro, e nem mesmo "apenas" atacante, apesar de vestir a camisa um. Luiz Felipe foi, de fato, iluminado. E não há como descrever ou adjetivar a sua atuação individual.

Da reserva no início da competição à titularidade, o jogador teve também que superar momentos delicados na vida pessoal. O desfecho dessa história veio com defesas memoráveis e pênaltis defendidos no tempo normal, gol aos 47 minutos do segundo tempo e nova participação decisiva na disputa de penalidades para a conquista da Copa Rio. Um dia para ficar marcado na memória de Luiz e do Friburguense.

"Deus é muito fiel na minha vida. Tive uma perda muito grande, que foi a morte do meu pai. Agora a minha esposa está grávida. Deus sempre me abençoou, e tudo é escrito no tempo dele. Além disso, o clube merece muito. A Portuguesa tem um excelente time, mas o Friburguense é uma família. Aqui é diferente dos outros clubes. Todos sabem das dificuldades que temos, mas brigamos e trabalhamos muito para termos esse momento", analisa.

Depois de o Frizão abrir 2 a 0 e a Lusa virar para 4 a 2, o goleiro foi para a área aos 47 minutos do segundo tempo e marcou, de cabeça, após cobrança de falta, o gol que levou a decisão para os pênaltis. Aos 24 anos de idade, há nove no clube entre idas e vindas (com direito a uma passagem pelo Internacional), Luiz Felipe afirma que pressentiu a possibilidade de fazer o gol.

Além disso, dedica o momento e a conquista aos companheiros, especialmente a Cadão, Bidu, Sérgio Gomes e Ziquinha. "Eu acredito muito em Deus, e ele tocou meu coração para eu ir para a área. O Cadão, o Bidu, o Sérgio Gomes e o Ziquinha merecem e precisavam. Eles representam muito esse clube, e um rebaixamento não poderia apagar essa história. Deus escreve tudo na hora certa", atesta Luiz Felipe.

  • Lesionado, Diego Guerra não participou do segundo jogo da decisão da Copa Rio

    Lesionado, Diego Guerra não participou do segundo jogo da decisão da Copa Rio

  • Luiz Felipe salta no pênalti decisivo: goleiro brilhou na conquista da Copa Rio (Foto: Anderson Lima)

    Luiz Felipe salta no pênalti decisivo: goleiro brilhou na conquista da Copa Rio (Foto: Anderson Lima)

  • Um dos heróis da conquista exalta “família friburguense” e veteranos do clube (Foto: Anderson Lima)

    Um dos heróis da conquista exalta “família friburguense” e veteranos do clube (Foto: Anderson Lima)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade