Setenta anos da AFL é festejado com diversas atividades

Na ocasião foi lançada a base para a criação de uma cooperativa que permita a defesa dos interesses dos escritores
terça-feira, 27 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Da esquerda para a direita: Ordilei Costa (diretor cultural da AFL), Gerson Valle (presidente da APL, Delmo Ferreira (presidente da ATL), Tereza Malcher (presidente da AFL), Wanderson Nogueira (deputado), Marly Pinel (colunista social) e Marcos Marins (secretário municipal de Cultura)
Da esquerda para a direita: Ordilei Costa (diretor cultural da AFL), Gerson Valle (presidente da APL, Delmo Ferreira (presidente da ATL), Tereza Malcher (presidente da AFL), Wanderson Nogueira (deputado), Marly Pinel (colunista social) e Marcos Marins (secretário municipal de Cultura)

A Academia Friburguense de Letras completou, na última quinta-feira, 22, 70 anos de atividades ininterruptas, comemorando a data, de forma ao mesmo tempo cultural e festiva, com acadêmicos, autoridades, escritores de Nova Friburgo e de outras cidades, além de diversos amigos da Casa de Salusse, durante o fim de semana.

A festa se prolongou pela sexta-feira e pela manhã do sábado, com a realização do 1º EFE – Encontro Fluminense de Escritores, com a  participação do presidente da Academia Petropolitana de Letras, escritor Gerson Valle, e do presidente da Academia Teresopolitana de Letras, escritor Delmo Ferreira.

Além da aproximação com as academias da região Serrana, o objetivo é posteriormente reunir as demais academias do Estado do Rio de Janeiro, a fim de discutir qual o verdadeiro papel das academias de letras na cultura de suas cidades, e como cada uma pode ser mais atuante e produtiva.

Na ocasião, foi lançada a base para a criação de uma cooperativa que permita a defesa dos interesses dos escritores e, principalmente, a definição de medidas que facilitem e barateiem a edição e a distribuição de livros. No debate do tema, várias foram as ideias apresentadas e oportunamente será marcado um encontro, em Petrópolis, para consolidação desse objetivo.

Paralelamente, no sábado, na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), os acadêmicos do Anexo Jovem ministraram o minicurso “Projeto Cinema e Literatura”, juntamente com os produtores Leo Arturius e Nichola Andueza.

Na sessão comemorativa do aniversário, realizada no auditório da Oficina Escola de Arte, na quinta feira-feira, a música se uniu à literatura, com apresentação do Coral Academia Friburguense de Letras, regido pela maestrina Lanúzia Pimentel, do pianista Lauro Henrique Alves Pinto e da clarinetista Luana da Conceição.

As atividades da noite foram brilhantemente encerradas pelo Quinteto de Arte Itinerante da Real Banda de Música Euterpe Friburguense, que interpretou o Hino Nacional e o Hino de Nova Friburgo, coroado com o tradicional “parabéns pra você”.  Na oportunidade, o deputado estadual Wanderson Nogueira entregou à presidente Tereza Malcher, a moção de congratulações aprovada pelo plenário da Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: AFL | letras | Educação | Literatura
Publicidade