Sesc Nova Friburgo apresenta palestra sobre narrativas literárias nesta terça-feira

Palestrante é Tereza Malcher, da Academia Friburguense de Letras e colunista do site de A VOZ DA SERRA
segunda-feira, 11 de abril de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Sesc Nova Friburgo apresenta palestra sobre narrativas literárias nesta terça-feira

O Sesc Nova Friburgo (Avenida Presidente Costa e Silva, 231, Duas Pedras) oferece ao público nesta terça-feira, 12, às 19h e com entrada franca, a palestra “As narrativas”, a apresentada pela escritora Tereza Malcher, membro da Academia Friburguense de Letras e colunista do site de A VOZ DA SERRA. 

“O tema é de grande interesse uma vez que somos mergulhados nas histórias que narramos e escutamos. As narrativas emergem da interação do homem com os diversos âmbitos da vida, influenciam o senso comum, os modos de pensar e as relações humanas. Surgiram na tradição oral e foram passadas de geração a geração; hoje também são transmitidas pelo universo virtual e meios de comunicação”, adianta Tereza. 

Na palestra, Tereza vai destacar ainda que as narrativas guardam memórias, possibilitam a troca de experiências entre pessoas e povos e traduzem o imaginário social. “Somos quem somos porque temos o que contar e recontar. Ao dizê-las e ouvi-las, vamos descobrindo sentidos: quem sou, onde estou e para onde vou.  Além do mais, o nada é a ausência de narrativa. Até os objetos, uma poeira debaixo da porta contém uma narrativa”, observa a escritora.

Na palestra, Tereza avisa que o público poderá constatar ainda que uma boa narrativa é a melhor alternativa. “Não é assim para as piadas mais engraçadas? Para os anúncios mais sedutores? O que se poderá dizer de um filme sem uma boa narrativa? Afinal de contas, os heróis são construídos pelos feitos que realizam que são narrados mundo afora, desde os mais remotos tempos. Não é à toa que Ulisses é um nome comum”, atesta Tereza. Mais informações na secretaria do Sesc ou pelo telefone 2543-5000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: SESC | Academia Friburguense de Letras
Publicidade