Servidores da Saúde iniciam curso de capacitação oferecido pela Fiocruz

Atividade visa articular conceitos e práticas da vigilância em saúde e atenção básica
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Direcionado aos profissionais de nível superior e médio da área de Vigilância em Saúde e Atenção Básica do município (Foto: João Luccas Oliveira)
Direcionado aos profissionais de nível superior e médio da área de Vigilância em Saúde e Atenção Básica do município (Foto: João Luccas Oliveira)

No início desta semana, servidores da secretaria municipal de Saúde deram início a um curso de capacitação oferecido pelo Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (Labmep), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) / Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Direcionado aos profissionais de nível superior e médio da área de Vigilância em Saúde e Atenção Básica do município, o curso busca articular conceitos e práticas do setor em âmbito local, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento do processo de trabalho na área de vigilância em saúde.

As aulas são divididas em quatro unidades de aprendizagem. A primeira com o ‘mapa teórico-conceitual da Vigilância em Saúde’, onde serão trabalhados os principais aspectos teóricos-conceituais em vigilância, território, sistemas de informação em Saúde, indicadores básicos e sua relação com a Atenção Básica. Na segunda unidade, intitulada ‘Construindo uma pauta de problemas para a Vigilância em Saúde’, serão realizadas oficinas em subgrupos, com a seleção prévia de situações, a serem desenvolvidas em conjunto (docentes, tutores e alunos). Nesta fase, os profissionais serão estimulados a desenvolver a construção de uma pauta de problemas de relevância às ações de Vigilância em Saúde e a pensarem em propostas de intervenção e resolução dos casos apresentados.

Já na terceira unidade de aprendizagem, acontece o ‘Seminários de Planos de Intervenção Local’. Neste módulo, os participantes serão organizados também em grupos e deverão apresentar seus trabalhos finais, feitos com base na realidade de cada município: a caracterização de um problema eleito, sua territorialização, análise da situação de saúde e a elaboração de estratégias para intervenção baseado nas ações de Vigilância em Saúde.

Por fim, na quarta e última unidade de aprendizagem será a vez da ‘Formação de Multiplicadores’, quando o foco central do estudo será a instrumentalização dos participantes do curso para sua posterior atuação enquanto multiplicadores. As atividades de capacitação desenvolvidas pela Fiocruz com servidores do município vão até o dia  24 de maio.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: capacitação
Publicidade