Senai promove evento sobre tecnologia e mercado de trabalho

Além de conhecer projetos e ideias desenvolvidas por alunos, público tem a oportunidade de participar de palestras, oficinas gratuitas e orientação profissional
quinta-feira, 14 de setembro de 2017
por Dayane Emrich
Equipamentos de tecnologia avançada, como impressoras 3D e máquinas fresadoras (Foto: Leo Arturius)
Equipamentos de tecnologia avançada, como impressoras 3D e máquinas fresadoras (Foto: Leo Arturius)

Depois de uma quinta-feira movimentada, o Senai Nova Friburgo volta a abrir as portas nesta sexta-feira, 15, para mais um dia do evento Mundo Senai. Destinado a alunos de escolas públicas e privadas do município, além de toda a população de Friburgo e região, o evento acontece das 9h às 12h e das 14h às 17h, nas unidades Centro, na Rua Prefeito José Eugênio Müller, 220, e no Espaço da Moda, na Avenida Conselheiro Julius Arp, 85.

Além de conhecer as principais novidades do mercado de trabalho e tirar dúvidas sobre capacitação profissional, o público presente pode conferir projetos desenvolvidos por alunos e participar de palestras e oficinas gratuitas. Entre os principais temas discutidos estão automação, prototipagem, construção de robôs, simulação, eficiência energética e profissões industriais.

Um dos projetos que chamam atenção de quem visita o espaço é o “Dobrador e Embalador de Roupas Íntimas”. Trata-se de um protótipo construído pelos alunos Bruno Monnerat, Franciellen Thurler, Ketlin Ribeiro, Luís Fernando Pitta, Marcos Paulo Grativol e Renan Guimarães, que semi automatiza o processo de dobragem e embalagem de calcinhas e cuecas, um dos principais produtos produzidos em Nova Friburgo, a capital da moda íntima. De acordo com os estudantes, o equipamento faz também a contagem das roupas íntimas, gera aumento da produtividade e redução no tempo do processo. Pelos corredores do espaço há também oficinas de game, de eletricidade, dinâmicas do primeiro emprego e exposições.

Segundo a pedagoga Catarina Wermelinger, todos os trabalhos e oficinas são explicados e supervisionados pelos próprios estudantes. “É uma oportunidade única para os jovens e para quem vem conhecer, já que existem poucos FabLabs (laboratórios de fabricação) no Brasil. O espaço faz parte de uma rede mundial criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), e possui equipamentos de tecnologia avançada, isto é, da indústria 4.0 (moda). Os jovens que trabalham e estudam nesse ambiente se tornam mais proativos e desenvolvem habilidades em diferentes áreas do conhecimento. É um diferencial para o currículo deles e, por isso, como consequência, conseguem entrar no mercado de trabalho com mais facilidade”, disse ela.

Uma das oficinas do evento fala sobre recolocação profissional e dá dicas para quem está em busca de uma nova oportunidade no mercado. Além de dar orientações sobre preparação profissional e montagem de currículo, o participante vai ter a oportunidade de fazer um teste para saber se está preparado para uma entrevista de emprego.

Ainda segundo Catarina, mais de 500 estudantes de diferentes escolas já agendaram a visita ao espaço. Além dos cursos técnicos, o Senai Nova Friburgo oferece também o ensino integrado, que dá ao jovem a opção da formação no ensino médio e técnico ao mesmo tempo, com aulas pela manhã e à tarde. Ao todo, atualmente, a instituição atende cerca de 1000 estudantes. Mais informações e a programação completa do Mundo Senai podem ser obtidas no site www.cursosenairio.com.br/mundosenai ou pelo telefone 0800 0231 231.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade