Semana Santa: igrejas em Nova Friburgo têm programação especial

Missas, celebrações e vigílias acontecem até o próximo Domingo de Páscoa
terça-feira, 11 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Paróquia Nossa Senhora das Graças (Foto: Amanda Tinoco/Arquivo A VOZ DA SERRA)
Paróquia Nossa Senhora das Graças (Foto: Amanda Tinoco/Arquivo A VOZ DA SERRA)

A Semana Santa, tradicional celebração católica da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, teve início no último dia 9, com o Domingo de Ramos, e segue até o próximo dia 16, quando é comemorado o Domingo de Páscoa. E por ser considerado pelos fiéis um período de reflexão e renovação da fé cristã, diversas paróquias de Nova Friburgo realizam, nesta época, uma programação especial com missas, celebrações e vigílias.

Na Catedral de São João Batista, no Centro, haverá nesta quinta-feira, 13, às 10h, Santa Missa do Crisma com a renovação das promessas sacerdotais, presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso e concelebrada pelos sacerdotes da Diocese de Nova Friburgo. A noite, às 19h, será celebrada Missa da Ceia do Senhor e Instituição da Eucaristia.

Na sexta-feira, 14, das 00h às 14h45 acontece a Vigília Eucarística; às 12h, Oração da Via Sacra; às 15h, Celebração da Paixão do Senhor (Ação Litúrgica), presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso; e às 18h, Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro, seguida de Sermão das Sete Palavras.

Já no sábado, 15, às 21h, haverá Vigília Pascal, presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso, seguida de Procissão Eucarística da Ressurreição. Fechando a programação, no Domingo de Páscoa, 16, às 10h, será celebrada Santa Missa Solene da Páscoa, presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso; e às 17h e às 19h, Missa Pascal.

Na Matriz Paroquial Santo Antônio e São Francisco de Assis, na Rua Duque de Caxias, também no Centro, a programação inclui, na quinta-feira, 13, às 19h30, Missa da Ceia do Senhor e Instituição da Eucaristia e início da Vigília Eucarística; na sexta-feira, 14, de 7h30 às 10h30, Vigília Eucarística; e às 15h, Celebração da Paixão do Senhor (Ação Litúrgica).

No sábado, 15, às 20h, haverá Vigília Pascal; e, às 22h, Procissão da Ressurreição. No Domingo de Páscoa haverá Missa Pascal às 9h30 e às 18h30.

Confira a programação das Paróquias de Olaria e Conselheiro

Paróquia Nossa Senhora das Graças (Olaria)
13/4 - Quinta-feira santa: 19h – Missa da Ceia do Senhor e Instituição da Eucaristia – Lava-Pés. Logo após, Transladação do Santíssimo Sacramento e início da Vigília
14/4 – Sexta-feira santa: 15h – Celebração da Paixão do Senhor (Ação Litúrgica)
15/4 – Sábado santo: 20h – Missa da Vigília Pascal
16/4 – Domingo de Páscoa: 4h: concentração no início da Via Expressa; 4h30: Procissão da Ressurreição; 5h: Missa da Ressurreição; 7h: Café Comunitário; 19h: Missa Pascal

Matriz Paroquial Santa Teresinha (Conselheiro Paulino)
13/4 - Quinta-feira Santa: Igreja Matriz – Missa da Ceia do Senhor e Instituição da Eucaristia – Lava-Pés. Logo após, Transladação do Santíssimo
14/4 – Sexta-feira Santa: Igreja Matriz – 15h: Celebração da Paixão do Senhor (Ação Litúrgica) e Teatro da Paixão; 19h Procissão do Senhor Morto
15/4 – Sábado Santo: Igreja Matriz – 21h: Vigília Pascal, seguida de procissão
16/4 – Domingo de Páscoa: Igreja Matriz: 10h e 18h – Missa Pascal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade