Semana começa discutindo ações de combate à dengue

Evento nesta segunda visa a mobilizar e preparar toda a rede municipal para prevenção e assistência a possíveis casos da doença
segunda-feira, 27 de novembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Semana começa discutindo ações de combate à dengue

A menos de um mês para o início oficial do verão, o período de chuvas e a elevação das temperaturas, características da estação, já deram o ar da graça. E, com elas, chega uma outra preocupação: o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Por conta disso, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, dará início a uma série de ações de conscientização da população e de combate à doença.

A primeira delas acontecerá nesta segunda-feira, 27, às 13h30,  na sede da Comissão Intergestora Regional (CIR) Serrana, situada na Avenida Euterpe Friburguense, 93. Na ocasião, será realizado um debate sobre as principais medidas que podem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Serão discutidos planos de contingência das arboviroses, isto é, doenças transmitidas por insetos como o Zika vírus e a dengue; assim como planos de desastres naturais. O intuito é mobilizar e preparar toda a rede tanto para questões preventivas e assistenciais dos casos que podem vir a surgir.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, apesar de o município ter registrado um baixo índice de infestação no último Levantamento Rápido de Índice de Infestação, isso não é motivo para se acomodar com a situação. “Lembrar nunca é demais. É sempre muito importante alertar a todos sobre os cuidados que devemos ter em relação ao acúmulo de água parada, principalmente nessa época do ano, a fim de combatermos a dengue”, afirma.

Segundo uma pesquisa divulgada há cerca de dois meses pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Nova Friburgo registrou uma queda de pouco mais de 99% no número de casos confirmados de dengue. Os dados levam em conta os meses de janeiro a agosto de 2016, quando foram registrados 7.384 casos de dengue no município. No mesmo período deste ano, foram registrados, somente, 24 casos da doença, segundo o órgão.

Para se ter ideia da queda no número de casos, em maio deste ano, mês de maior ocorrência da doença, apenas uma pessoa foi confirmada com dengue em Nova Friburgo, enquanto em 2016 foram registrados 1.625 casos.

Fazem parte do Comitê de Mobilização Social contra o Aedes aegypti em Nova Friburgo, a Secretaria municipal de Saúde, com coordenação executiva da Subsecretaria de Vigilância em Saúde; as secretarias municipais, Defesa Civil, Tiro de Guerra, Sanatório Naval e PM, representantes de escolas, além de concessionárias, como EBMA e Águas de Nova Friburgo.

Mais informações sobre as ações de combate à dengue podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, na Avenida Alberto Braune, 224 (antigo prédio da Oi), ou pelo telefone (22) 2522-0661.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade