Segurança do Carnaval terá câmeras e policiamento reforçado

Durante os dias de folia, efetivo será de 50% da tropa do 11º Batalhão de Polícia Militar
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
por Dayane Emrich
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O esquema especial de segurança para o Carnaval 2017 em Nova Friburgo, que vigora de 24 de fevereiro a 28 do mesmo mês, contará com o sistema de monitoramento por câmeras, da secretaria municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, e um efetivo de 50% da tropa do 11º Batalhão de Polícia Militar. O esquema tem como objetivo garantir a segurança dos foliões que pretendem ir às ruas do Centro para prestigiar o tradicional desfile dos blocos e escolas de samba, além dos blocos populares que passam pela Avenida Alberto Braune.

De acordo com o Comandante do 11º BPM, Carlos Eduardo Hespanha, será feito o policiamento especial na área central da cidade e também nas demais regiões do município. “Um dos locais que irão receber policiamento reforçado será Lumiar.  Esse reforço vem do pessoal que retorna de férias além daqueles que cumprirão o serviço extra, comum no período de Carnaval”, disse ele, acrescentando que serão enviados às ruas em torno de 220 policiais militares por dia, o que corresponde a 50% do efetivo de Nova Friburgo.

Os policiais atuarão de forma preventiva e/ou repressiva para garantir a segurança e tranquilidade da população durante o período momesco. Os agentes serão divididos em turnos entre as localidades onde houver programação carnavalesca, realizando o policiamento a pé e também em viaturas. Além de rondas em meio à multidão, eles serão posicionados em pontos estratégicos para garantir maior visibilidade e agilidade em caso de ação.

Hespanha destacou ainda o uso do serviço de monitoramento por câmeras. “Contaremos com a ajuda parte do programa Cidade Inteligente, sistema de câmeras da secretaria municipal de Ordem e Mobilidade Urbana”. Com os equipamentos, todos os locais com maior movimentação de pessoas durante a folia serão monitorados em tempo real, permitindo que os PMs acompanhem as filmagens e promovam ações imediatas, se necessário.

O efetivo para o Carnaval 2017 é 57% maior do que o escalado para o mesmo período do ano passado. Em 2016, a Polícia Militar enviou apenas 140 homens às ruas, isto é, 80 agentes a menos que desta vez.

Greve da Polícia Civil

Na próxima quinta-feira, 23, véspera do início do Carnaval, a greve da Polícia Civil completará um mês. Por conta disso, muitos foliões andam apreensivos com a aproximação da festa, período em que são registrados grande quantidade de furtos e roubos. “Se alguém roubar minha carteira ou meu celular, por exemplo, como faço?”, questionou o estudante de 22 anos, Matheus Oliveira de Moura.

Por conta da greve, desde quando a paralisação teve início, as delegacias do estado só têm registrado ocorrências de crimes considerados mais graves, como de homicídios, sequestros, estupros e roubos de carros. A instituição orienta vítimas de outros crimes a usar a ferramenta Delegacia Online, criada pela Polícia Civil para registros pela internet, no site https://dedic.pcivil.rj.gov.br/.

A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a subsecretaria de Comunicação da prefeitura para obter informações sobre o efetivo da Guarda Municipal que ajudará a manter a ordem durante os dias de folia, bem como o número de foliões e turistas esperados nas ruas da cidade, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval | policiamento nas ruas
Publicidade