Segundo estágio do Teleférico permanece interditado ao público

Para liberação do trecho, Defesa Civil listou algumas exigências a serem cumpridas
quarta-feira, 01 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
O trajeto do segundo estágio vai até o Morro da Cruz, de onde é possível ter uma vista privilegiada da cidade  (Lúcio César Pereira / A Voz da Serra)
O trajeto do segundo estágio vai até o Morro da Cruz, de onde é possível ter uma vista privilegiada da cidade (Lúcio César Pereira / A Voz da Serra)

Interditado desde a catástrofe climática de 2011, o segundo estágio do Teleférico de Nova Friburgo passou por uma vistoria da Defesa Civil na manhã de ontem, 1º. A avaliação, coordenada pelo secretário do órgão, João Paulo Mori, foi a primeira realizada ao longo desses quatro anos no trecho desativado. A vistoria reuniu técnicos, engenheiros e uma arquiteta da Defesa Civil e foi acompanhada por profissionais de diversos órgãos de imprensa. O empresário Rodolfo Acri, proprietário do equipamento, também esteve presente. 

“Infelizmente, não será desta vez que o segundo estágio do Teleférico vai ser liberado”, disse Mori ao fim da vistoria. Segundo ele, ainda há algumas exigências que precisam ser cumpridas a fim de garantir a segurança do trecho. “É necessária a limpeza da escada de escoamento, a colocação de corrimão em todo o trajeto de descida a pé, e o corte de árvores que estão muito próximas aos cabos de aço”, listou o coordenador da Defesa Civil. Ele acrescentou ainda a falta de bateria no gerador do equipamento e de um extintor de incêndio no local. “Vamos elaborar um relatório com todas essas exigências e encaminhá-lo ao proprietário. Assim que ele executar tudo, retornaremos para fazer uma nova vistoria a fim de liberar o trecho”, disse Mori. 

Atento às especificações detalhadas pelo coordenador da Defesa Civil, o empresário Rodolfo Acri declarou que pretende atendê-las o quanto antes. “Acredito que, em no máximo um mês, consiga cumprir essas exigências que faltam”, disse ele.

Equipamento está entre os maiores do país

Inaugurado em meados dos anos 70, o Teleférico é uma das principais atrações turísticas de Nova Friburgo e região. O equipamento é um dos maiores do país, com um trajeto que totaliza quase 1.500 metros de extensão, e chega a 1.320 metros de altitude no ponto final, situado no Morro da Cruz. De lá, é possível ter uma vista privilegiada do município e das montanhas em seu entorno, conforme constatado pela equipe de A VOZ DA SERRA durante a vistoria de ontem. Destaque também para as bromélias nas rochas e as variadas espécies de aves que circulam pelas árvores.

Vale lembrar que o primeiro estágio do equipamento — entre a Praça do Suspiro e o mirante com um complexo de lazer — foi reinaugurado há um ano, após passar por uma série de testes comprovando sua segurança. A atração estava desativada devido aos estragos provocados pela catástrofe climática que castigou o município em janeiro de 2011. A imagem do Teleférico cercado pela lama e destruição correu o mundo. Passados mais de quatro anos, o local se tornou um dos símbolos de reconstrução do município e voltou a ser frequentado por friburguenses e turistas. O passeio tem sido muito procurado por pessoas de todas as idades, principalmente nos feriados e fins de semana. 

  • Na manhã de ontem, 1º, a vistoria foi realizada  pelo secretário de Defesa Civil e sua equipe  (Lúcio César Pereira / A Voz da Serra)

    Na manhã de ontem, 1º, a vistoria foi realizada pelo secretário de Defesa Civil e sua equipe (Lúcio César Pereira / A Voz da Serra)

  • Teleférico está localizado na Praça do Suspiro (Lúcio César Pereira / A Voz da Serra)

    Teleférico está localizado na Praça do Suspiro (Lúcio César Pereira / A Voz da Serra)

  • O corte de galhos situados próximos aos cabos de aço do equipamento é uma das exigências para liberação do trecho  (Lúcio César Pereira / A Voz da Serra)

    O corte de galhos situados próximos aos cabos de aço do equipamento é uma das exigências para liberação do trecho (Lúcio César Pereira / A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Teleférico | Defesa Civil | Turismo | tragédia | Praça do Suspiro | Morro da Cruz
Publicidade