Friburgo retoma vacinação noturna contra febre amarela

Ação vai acontecer nesta quinta, em 4 locais; município terá mais um Dia D de imunização: 3 de março
terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
por Karine Knust
Friburgo retoma vacinação noturna contra febre amarela

 

 

 

O constante crescimento no número de casos de febre amarela em diversas cidades do Rio de Janeiro mantém aceso o alerta sobre a doença. Em Nova Friburgo, a prefeitura decidiu retomar as ações realizadas em janeiro para inibir o aumento de infectados.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o bairro Chácara do Paraíso voltou a receber a ação de monitoramento rápido de cobertura vacinal, das 9h às 14h, em busca dos não vacinados, esta semana. Ainda segundo a pasta, o trabalho também será realizado em outros bairros em breve.

Outra medida retomada pela prefeitura é a vacinação noturna, que visa a atender a população que não pode comparecer aos postos de saúde na parte da manhã ou tarde. A ação acontecerá nesta quinta-feira, 22, das 17h às 21h, em quatro locais da cidade: os postos de saúde Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino; Tunney Kassuga, em Olaria; Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; além da sede da Vigilância em Saúde, na Rua Augusto Cardoso, no Centro.

Na última segunda-feira, 19, o governo do estado ainda anunciou outra medida que visa a imunizar quem ainda não foi se vacinar contra a febre amarela em todo o Rio de Janeiro: um novo Dia D. Assim como nos demais municípios do estado, Nova Friburgo também participará da campanha, no próximo dia 3 de março, um sábado. O governo municipal afirmou, entretanto, “que ainda está definindo horários e locais para esta vacinação”.

De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, o objetivo é ampliar ainda mais a cobertura vacinal, imunizando 14 milhões de pessoas em todo o território fluminense. Ainda segundo a pasta, até agora já foram aplicadas cerca de nove milhões de doses. “Precisamos manter a população mobilizada e o Dia D é uma estratégia importante para isso. No ano passado fomos o estado que mais vacinou, com cerca de 5,5 milhões de pessoas imunizadas, hoje já temos nove milhões. Agora o desafio é imunizar os outros cinco milhões que ainda não buscaram os postos de vacinação” afirmou o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Até a próxima sexta-feira, 23, a Secretaria municipal de Saúde disponibiliza a vacina contra a febre amarela nos cinco maiores postos de saúde da cidade, simultaneamente. Anteriormente, em cada dia da semana a vacina era oferecida em um local específico, seguindo um calendário. Com essa medida, a prefeitura já tem aumentado o número de friburguenses protegidos contra a febre amarela. O município ainda não divulgou a quantidade atualizada de pessoas imunizadas em Nova Friburgo. Mas, segundo o último levantamento, divulgado há cerca de duas semanas, aproximadamente 150 mil cidadãos já estão vacinados.

Vale lembrar que idosos, gestantes e pessoas com doenças devem passar por avaliação médica antes de tomar a vacina.

Casos da doença no estado

Subiu de 55 para 74 o número de pessoas contaminadas por febre amarela em todo o estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do estado, divulgados na noite da última segunda-feira, 19, agora o território fluminense já contabiliza 33 mortes. Só na serra, já foram registrados 34 casos confirmados, com 14 mortes.

A cidade serrana com maior número de casos é Teresópolis. São nove confirmados e cinco mortes. Nova Friburgo tem sete pacientes com a doença e três óbitos. Petrópolis tem um caso da doença e nenhuma morte. Em Duas Barras, quatro pessoas foram confirmadas com a febre. Já em Sumidouro foram seis casos com dois óbitos. Cantagalo tem até agora cinco contaminações confirmadas com três evoluindo para óbito. Em Carmo, duas pessoas contraíram a doença e uma delas morreu.

As demais cidades com casos confirmados de febre amarela até esta segunda no Rio são: Valença (17, com seis óbitos); Miguel Pereira (um caso evoluindo para óbito); Rio das Flores (três casos, com dois óbitos); Vassouras (um caso); Paraíba do Sul (um caso evoluindo para óbito); Maricá (dois sendo um óbito); Angra dos Reis (12 casos no total, com sete óbitos); Paty do Alferes (um caso); Engenheiro Paulo de Frontin (um caso evoluindo para óbito); Mangaratiba (um caso).

Macacos mortos

Também subiu para de cinco para dez o número de macacos que morreram por contaminação de febre amarela no Rio em 2018. Os animais foram encontrados em Niterói, Angra dos Reis (Ilha Grande), Barra Mansa, Valença, Miguel Pereira, Volta Redonda, Duas Barras, Paraty, Engenheiro Paulo de Frontin e Araruama.

Em Nova Friburgo, quatro macacos, de diferentes espécies, também foram encontrados mortos. As causas dos óbitos, porém, ainda estão sendo investigadas. Os primatas foram encaminhados para um laboratório no Rio de Janeiro para a realização de exames que possam identificar os motivos das mortes. Uma das amostras, porém, foi considerada imprópria para análise devido ao avançado estado de decomposição do animal. Os macacos foram recolhidos em Conquista, Córrego Dantas, Vila Amélia e Alto do Teleférico.

Vale ressaltar que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos. Ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc.), o cidadão deve informar o mais rápido possível a Vigilância Ambiental do município pelo telefone (22) 2543-6293.

Sintomas da febre amarela

Tomar a dose da vacina contra a febre amarela é a maneira mais eficaz de se proteger contra a doença, mas quem ainda não se imunizou deve ficar atento caso sinta alguns sintomas específicos. Pessoas com febre amarela podem ter: Dores locais: costas, abdômen ou músculos; No corpo: calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite; No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito. Também é comum: delírio, dor de cabeça, pele e olhos amarelados ou sangramento.

Caso esses sintomas sejam identificados, procure um atendimento médico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | febre amarela
Publicidade