Secretaria de Políticas sobre Drogas implementa programa em escolas

Objetivo é desenvolver valores éticos e morais nos jovens estudantes
quarta-feira, 23 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Secretaria de Políticas sobre Drogas implementa programa em escolas

 

 

A Secretaria de Políticas sobre Drogas de Nova Friburgo visitou na última semana a Escola Municipal Maximilian Falck, no bairro Perissê. A visita faz parte do projeto de prevenção em combate às drogas, baseado no livro “Tosco em Ação”, do filósofo Gilberto Matje, que conta a história de um adolescente (Tosco) que vive experiências dolorosas ligadas à violência e ao uso de drogas.

O projeto, que teve início no ano passado em 2016, consiste, basicamente, da realização de rodas de conversa guiadas pelos assuntos abordados no livro, tais como violência, drogas, bullying, relação com a família, com os amigos e a escola.

A partir daí, propõe-se que, individualmente, os alunos façam uma redação, poema, poesia ou desenho sobre o livro para uma exposição que será apresentada na ocasião em que o município celebrará o seu bicentenário, em 2018.

Entre os principais objetivos do projeto estão desenvolver valores éticos e morais nos jovens estudantes na expectativa de pensarem suas atitudes com os colegas, família, escola e sociedade em geral; e prevenir a violência social a partir de experiências significativas no ambiente escolar favorecendo a cultura de paz.

Além desses, também são propostas a reflexão e a interação com o jovem de forma que haja uma identificação com a história; a mobilização da comunidade escolar no combate à violência em suas diferentes formas de manifestação; e dada a oportunidade de vivências reais fazendo com que o leitor consiga aplicá-la à própria vida.

A Secretaria de Políticas sobre Drogas implementará a ação, ainda, nas escolas municipais Alcides Francisco Brantes; Cecília Meireles; Dante Magliano; Dermeval Barbosa Moreira; Flores de Nova Friburgo; Juscelino K. de Oliveira; Monsenhor José Antônio Teixeira; Odette Penna Muniz; Padre Rafael; Rei Alberto I; Rui Barbosa; Tiradentes; Cypriano Mendes da Veiga; Vevey La Jolie; Umbelina Breder de Queiroz; e Maximilian Falck.

Ações

A pasta tem se mobilizado para conscientizar população. Eventos como o do dia 24 de junho - Dia Nacional do Combate às Drogas – na Estação Livre (antiga Rodoviária Urbana), contam com profissionais profissionais da saúde medindo pressão,e taxa de glicose, além de massoterapeutas e funcionários da prefeitura dando orientação a população sobre o tema.

Daniel Lage, secretário de Políticas sobre Drogas, explicou que essas ações tem como objetivo explicar os malefícios do consumo de drogas. “Queremos mandar uma mensagem diferenciada ao povo friburguense com relação a esse assunto tão importante e delicado. A intenção é esclarecer a população sobre os riscos e as consequências do uso de substâncias ilegais, mas fazer isso de um jeito leve, descontraído.”, explicou o secretário.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Drogas
Publicidade